Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado esta quinta-feira na Unesco

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

A sala principal da sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, vai acolher esta quinta-feira, dia 5 de maio, entre as 17h30 e as 20h00, um evento de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Este evento é organizado conjuntamente pelas Delegações Permanentes dos países da CPLP junto da Unesco, e está aberto à participação de todos os interessados, no limite dos lugares disponíveis.

O dia 5 de maio foi proclamado pela Unesco como o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2019, sendo este o primeiro ano, devido à pandemia, em que será celebrado de forma presencial na Unesco. A língua portuguesa é a língua mais falada no hemisfério sul e a sexta língua mais falada no mundo. O português é igualmente língua oficial de múltiplas organizações internacionais, nomeadamente da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e da União Europeia.

Com a participação da comunidade educativa de língua portuguesa, o programa inclui apresentações escolares, homenagem a escritores cujos centenários se celebram em 2022, atuação da Orquestra Filarmónica Portuguesa e outros momentos musicais. Aliás, o evento vai começar com uma animação da Tocatina de Cabo Verde e só depois terá lugar a cerimónia de abertura da sessão com intervenções institucionais.

Estão anunciados momentos musicais com o Quarteto S. Paulo do Brasil, Assa Matusse de Moçambique, Zalyka da Guiné-Bissau, Té Macedo de Angola, Tocatina de Cabo Verde e Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Também vão ser apresentados vídeos e fotos de concursos escolares e leituras pelos alunos. Vídeos dos escritores angolano Agostinho Neto, moçambicano José Craveirinha, português José Saramago e brasileiro Lima Barreto, e leituras pelos alunos.

Durante a cerimónia, o angolano Té Macedo vai receber as insígnias da Ordem Sagrada Esperança de Angola. Estão também previstas as apresentações de vídeos do património cultural e natural dos países da CPLP.

 

Uma exposição de Cruzeiro Seixas

Também celebrando o Dia Mundial da Língua Portuguesa, será inaugurada na mesma data, pelas 16h00, uma exposição do pintor e poeta Artur Cruzeiro Seixas, intitulada “Teima em ser Poesia”, numa iniciativa conjunta da Delegação Permanente de Portugal e da Fundação Cupertino de Miranda evocativa deste expoente do Surrealismo em Portugal, falecido em 2020 a poucos dias de completar 100 anos.

Esta exposição – a primeira individual de Cruzeiro Seixas no estrangeiro – estará patente ao público na Sala Miró da Unesco até ao dia 14 de maio, integrando o programa da Unesco para a Noite Europeia dos Museus, que se celebra nesse dia.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é constituída nove membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e conta com vinte e oito países observadores associados. A CPLP assume-se como um projeto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum, num espaço geograficamente descontínuo, mas identificado pelo idioma comum.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]