LusoJornal / Chico Correia

Dijon: Festival Folclórico e encerramento da 21ª Semana Cultural da ULFE

Para o encerramento da sua 21ª edição da Semana Cultural, a União Luso Francesa Europeia (ULFE), realizou o seu já tradicional Festival Folclórico nas instalações da Casa de Portugal de Dijon.

Este Festival contou com a presença do Grupo Folclórico dos Portugueses de Saint Étienne Remiremont (Vosges), o Rancho Folclórico de Baião que veio de Portugal, assim como o grupo da casa, os Portugueses Dijon Ulfe.

Em prelúdio ao evento e usando da palavra, António da Costa deu as boas vindas aos grupos presentes, com um carinho particular ao grupo que veio de Baião, terra natal do Presidente, seguido da entrega de fitas alusivas a este evento.

O grupo da casa abriu o Festival com um reportório representativo de várias regiões de Portugal tanto em trajos como temas musicais.

Em seguida evoluiu o grupo de Baião com trajos e danças típicas da região Entre-Douro-e-Minho, particularmente da zona do Marco de Canavezes.

Por fim o Grupo Folclórico de Saint Étienne de Remiremont tal como o grupo da casa, representou o folclore de várias regiões de Portugal, com uma pequena dominância do folclore minhoto.

Uma pequena cerimónia de encerramento deste 21º Festival Folclórico e da Semana Cultural teve lugar, seguida de uma pequena restauração, antes do «Au Revoir et Bonne Route» aos visitantes que honraram a associação ULFE com a sua presença.