LusoJornal / Chico Correia

Dijon: Noite de Fados na Casa de Portugal

No passado sábado teve início, na Casa de Portugal de Dijon, a 22ª edição da Semana Cultural da Dijon-ULFE, integrada pelo 4º ano consecutivo no vasto programa do Município de Dijon, que é a “Primavera da Europe”.

Visando particularmente o intercâmbio dos jovens dos vários países europeus, a “Primavera da Europa” é uma mostra daquilo que se realiza nesses países através de espetáculos, exposições, conferências e gastronomia.

Digna representante da “Cultura Portuguesa” a associação ULFE, além de participar em vários eventos nas ruas da cidade, inclui neste evento o seu próprio evento que é a Semana Cultural Luso Francesa.

Claro, não poderia começar de outra maneira que não fosse uma Noite de Fados.

Enquanto na sala se saboreava um delicioso Bacalhau no Forno, confecionado pelos voluntários da associação, no palco a abertura do espetáculo foi realizado pelo grupo de fados da casa, com as vozes de Linda e António, acompanhados por Fernando, Alexandra, Françoise e François.

Foi a vez em seguida de dar lugar à jovem e talentosa fadista Cláudia Madur, vinda de Portugal, que com a sua voz límpida e poderosa, os seus trajos que nos davam a sensação de estar revestida de diamantes, encheu a sala, colocando o público num ambiente imaginativo de uma daquelas “casas de fados” de um dos bairros de Lisboa. À guitarra portuguesa e viola, Bruno e Mário, mostraram o quanto são mestres com esses instrumentos bem portugueses.

Participaram nesta noite de fados, o Deputado português Carlos Gonçalves e M. Bertier em representação do Município de Dijon.

O serviço na sala foi prestado uma vez mais pelos voluntários da associação que se tivéssemos de qualificar com um adjetivo, só poderia ser de “excelente”. Parabéns a todos

A Semana Cultural prossegue durante toda a semana com várias manifestações no programa, salientando-se contudo no próximo sábado a inauguração do grande painel, na presença dos Presidentes dos municípios de Dijon e Guimarães, e no domingo o grande Festival folclórico.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]