LusoJornal / Chico Correia

Dijon: Primavera da Europa e Semana Cultural da ULFE

No sábado passado, dia 19 de maio, teve início na Casa de Portugal de Dijon, a 21ª edição da Semana Cultural da União Luso Francesa Europeia (ULFE).

Na cerimónia de inauguração do evento esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, a Vice-Cônsul de Espanha, Laurence Kroubi, duas vereadoras do município de Dijon, Nathalie Koenders e Sladana Zivkovic, respetivamente a número dois e a número três na hierarquia da autarquia, em representação de François Rabsamen, Senador e Maire de Dijon, e Danielle Darfeuille, Conselheira, em representação do Senador François Sauvadet, Presidente Departamental da Côte d’Or.

Estiveram também presentes os lusodescendente José de Almeida, Maire de Longvic, localidade de 9 mil habitantes adjacente na parte sul de Dijon e Maria Araújo, acompanhada pela sua colega Monia El Kablilhadi ambas autarcas na cidade de Compiègne, cidade que como Dijon está geminada com a cidade portuguesa de Guimarães.

Representantes da Liga de Bourgogne e do Distrito da Côte d’Or de Futebol, assim como representantes de associações, foram outros dos convidados nesta cerimónia, perante a presença de uma boa centena de sócios e membros das diversas atividades da associação, que foi seguida de uma distribuição de lembranças aos convidados e pelo tradicional “Copo da Amizade”.

Ainda no sábado foi organizada uma noite de fados e de gastronomia com Bacalhau assado no forno, como rei da mesa, e como rainha do palco Cláudia Costa e seus guitarristas – tudo isto à luz das velas.

Participaram ainda, na primeira parte desta noite de fados, o Grupo de Fados da ULFE.

No domingo à noite teve lugar, na sala de festas da Associação, uma noite de karaoqué.

Esta Semana Cultural da ULFE, que terminará no domingo dia 27 de maio com um Festival folclórico, viu a sua integração, a partir de 2014, no vasto programa da Municipalidade de Dijon com dimensão europeia – a «Primavera da Europa» – em representação de Portugal.

No âmbito desta «Primavera da Europa», a ULFE participou na «Aldeia da Europa» com um stand de artesanato português e gastronomia, nomeadamente os famosos Pasteis de Belém, numa das principais praças da cidade, juntamente com representantes dos outros país da União Europeia.

A ULFE participou num Torneio triangular internacional de futebol de salão franco-luso-germânico de jovens de 13 anos.

A ULFE vai participar ainda no dia 22 de maio, numa noite intitulada «100% Portugal», num dos barcos-restaurante atracados no porto do canal em Dijon – Peniche de Cancale – com o seu «grupo de Fados da ULFE», e disponibilizando a cozinha e voluntários da associação que juntamente com o serviço municipal vão confecionar uma receita de bacalhau.

De salientar que durante esta Semana Cultural, a ULFE mantém a associação aberta das 14h00 às 18h00 para uma exposição de artesanato.