Lusa / Tiago Petinga

«Diplomacia económica»: Augusto Santos Silva passa dois dias em Paris

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, acompanhado pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e pelo Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, desloca-se a Paris, hoje e amanhã, dias 28 e 29 de março, em «missão de diplomacia económica».

Esta deslocação do Ministro dos Negócios Estrangeiros tem ainda como objetivo a promoção da internacionalização da língua portuguesa, iniciando-se esta quarta-feira com um almoço de trabalho com os Leitores do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), em Universidades francesas, e outros responsáveis de Departamentos de Português nessas Universidades.

Segue-se uma visita e um encontro-diálogo com alunos e professores do Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade de ParisNanterre/Cátedra Lindley Cintra, no âmbito do Protocolo de Cooperação daquela Universidade com o Camões, I.P.

No quadro da diplomacia económica, ainda no dia 28, terá lugar, na Embaixada de Portugal em Paris, um encontro do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Secretário de Estado da Internacionalização com empresas francesas «com importante presença em Portugal».

No dia 29, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Secretário de Estado da Internacionalização visitarão a Feira internacional Global Industrie e a representação empresarial nacional, coordenada pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), pela Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas (ANEME), e pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).

«Trata-se da primeira edição desta feira, que procura reunir no mesmo espaço as várias valências de um ecossistema industrial, juntando os maiores grupos industriais a startups inovadoras» diz uma nota de imprensa do MNE.

A Global Industrie agrega quatro feiras internacionais consolidadas: o Midest (subcontratação industrial), a Smart Industrie (conetividade, colaboração e produção eficiente), a Industrie (tecnologias de produção e equipamentos) e a TolExpo (ferramentas e soluções industriais).

Nesta edição, estarão presentes mais de 90 empresas nacionais, num universo superior a 2.300 expositores, de cerca de 50 setores da indústria.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]