LusoJornal / LSG

Documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys” foi projetado na Citadelle de Lille

Cerca de 200 pessoas, na grande maioria militares, assistiram esta quinta-feira à projeção do filme documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys” de Carlos Pereira, no complexo militar da Citadelle de Lille.

O evento foi organizado pelo Cônsul Honorário de Portugal em Lille, Bruno Cavaco, e pelo Comité France Portugal des Hauts-de-Seine.

Na Citadelle de Lille – construída no século 17 por Vauban, conhecida também por Rainha das Citadelles – está o Comando do Corpo de Intervenção Rápida da NATO, com cerca de 430 militares de 14 nacionalidades diferentes, comandadas pelo General Laurent Kolodziej.

“É simbólico apresentar aqui este documentário porque fala-se pouco da participação dos Portugueses na I Guerra Mundial e temos todos um dever de memória. Tanto mais que nós estamos aqui num contexto multinacional” disse o General antes da projeção.

O realizador apresentou o filme, explicou em que contexto tinha sido realizado e dedicou-o à memória de Afonso Maia, um autodidata, especialista da participação por Portugueses em terras da Flandres Francesa, falecido há três anos.

Na sala estavam algumas das pessoas que intervêm no filme, como por exemplo Felícia de Assunção Pailleux, filha de um soldado português que participou na I Guerra Mundial e que acabou por ficar em França. “Obrigado por este filme que resume perfeitamente a participação dos Portugueses na I Guerra mundial. Está bem feito e era um filme necessário” disse na sua intervenção Aurore Rouffelaers, neta de Felicia Pailleux, que está, ela-própria a fazer uma trabalho de recolha de memória junto dos descendentes dos soldados portugueses que decidiram ficar em França depois da Guerra.

Também o Maire de Richebourg felicitou o realizador do filme e contou a história do Cristo das Trincheiras, como símbolo religioso dos soldados portugueses.

O General Laurent Kolodziej chamou a atenção para “a forma como o realizador tratou o filme, com humanismo e até uma dose de pudor, dando a palavra às pessoas, e muitas vezes no silêncio pode ler-se emoções”.

Bruno Cavaco agradeceu a colaboração da Citadelle de Lille e seguiu-se depois uma prova de produtos portugueses, desde vinho do Porto aos Pastéis de Nata, passando pelos Bolos de Bacalhau e até Alheiras.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]