Dois filmes de Inês de Oliveira na Gulbenkian em Paris

No âmbito da 13ª edição do Festival “Parfums de Lisbonne – le Festival d’hurbanités croisées entre Paris e Lisbonne” serão apresentados dois filmes da realizadora Inês de Oliveira, na quarta-feira, dia 12 de junho, às 18h30, na delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian.

“O Sapo e a Rapariga” e “Vira Chudnenko”, um filme de ficção e um documentário respetivamente serão as duas obras apresentadas.

“O Sapo e a Rapariga” (2018), curta-metragem de 18 minutos, é narrado pela voz da diva do Cinema Novo português, Isabel Ruth, e é a adaptação de um conto tradicional português. A lavandaria está fechada e uma jovem tem de aprender como se lava a roupa à mão com a sábia Deolinda, que lhe conta uma estranha história de encantar.

Já o documentário “Vira Chudnenko” (2017) começa com um fait-divers, um crime hediondo perpetrado em Sintra. A história é contada como se fosse uma história de horror onde os lobos, na verdade Rottweilers em fuga, atacam e estraçalham até a morte uma mulher russa.

Inês Oliveira nasceu em Lisboa em 1976. Estudou Artes Plásticas (Ar.Co) e Cinema (ESTC). Fez o curso de Videoarte na Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente é aluna de mestrado em cinema (FCSH). Trabalhou na área de som e como assistente de realização. Começou a realizar em 2003, estreando-se com a multipremiada curta-metragem “O Nome e o N.I.M. / Names and Numbers”. Em 2005 realizou o documentário “Comer o Coração de Rui Chafes e Vera Mantero”. A sua primeira longa metragem é “Cinerama” (2009), produzida por Paulo Branco. “Bobô” (2013), estreada no TIFF- Toronto, é a sua segunda longa metragem. “Vira Chudnenko” (2017) ganhou a competição nacional no DocLisboa’17. “O Sapo e a Rapariga” (2018) é uma curta metragem para público infanto-juvenil.

“Perfumes de Lisboa – Festival de urbanidades cruzadas entre Lisboa e Paris”, existe desde 2007 e é um festival multidisciplinar organizado pela companhia de teatro Cá e Lá dirigida por Graça dos Santos.

 

Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França

39 boulevard de la Tour-Maubourg

75007 Paris

Entrada livre

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]