Dois franco-portugueses concorrem hoje às eleições para o Senado francês

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Cerca de 4.000 “Grands electeurs” franco-portugueses elegem este domingo metade do Senado francês com dois candidatos também franco-portugueses: Bruno Fialho, ex-autarca de Paris concorre por Paris, tal como Adeline Roldão-Martins, Maire de Survilliers, uma localidade com pouco mais de 4 mil habitantes no Val d’Oise (95).

O número de “Grands electeurs” franco-portugueses nunca foi tão grande segundo o Presidente da Cívica, a associação dos autarcas franceses de origem portuguesa que mapeou cerca de 95% dos autarcas da série 1 em França. “Seria um grande avanço de conseguir algum candidato eleito com origens portuguesas para o Senado” diz Paulo Marques. “Se a presença lusa já é notável em todas as organizações políticas territoriais (autarquias, comunidades territoriais, departamentos, regiões e Assembleia da República, só nos falta esta presença parlamentar no Senado”.

A associação Cívica foi criada precisamente após uma reunião no Senado em 2000. “Se os trabalhos da Cívica já são realidade desde a criação da associação, a 5 de fevereiro de 2000, a nossa presença no Senado seria uma mais valia, sem dúvida” conclui Paulo Marques, também Maire-Adjoint em Aulnay-sous-Bois.

O voto dos “Grands electeurs” para esta eleição é obrigatória. Quem não votar deve pagar uma multa de 100 euros.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]