Lusa | Antonio Pedro Santos

Legislativas’24: Começaram a ser contados os votos dos emigrantes e o Chega pode eleger 2 dos 4 Deputados


Ontem, primeiro dia da contagem dos votos dos emigrantes portugueses nas eleições legislativas de 10 de março, foram contados cerca de 150 mil, segundo o porta-voz da Comissão Nacional da Eleições (CNE), Fernando Anastácio. O dia ficou marcado por um forte resultado do Chega, que pode eleger dois dos quatro Deputados da emigração e pelo facto de continuar a haver cerca de um terço dos votos anulados por não levarem cópia do Cartão do Cidadão.

Se os resultados de hoje se mantiverem nas mesmas proporções, o PSD elege um Deputado pelo círculo Fora da Europa e o PS elege um Deputado na Europa, respetivamente José Cesário e Paulo Pisco. O Chega elege um Deputado em cada um destes círculos eleitorais. Se for assim, nem Carlos Gonçalves será eleito na Europa, nem Augusto Santos Silva será eleito por Fora da Europa.

Mas os resultados definitivos só chegarão na quarta-feira à noite.

As assembleias de recolha e contagem de votos dos Portugueses residentes no estrangeiro para as legislativas de 10 de março estão a funcionar no Centro de Congressos de Lisboa, onde 700 cidadãos indicados pelos partidos políticos.

De acordo com os dados mais recentes da Administração Eleitoral, até sexta-feira, 15 de março, tinham sido recebidas 299.322 cartas com votos de eleitores residentes no estrangeiro, a maioria provenientes da Europa (230.731, 77%), seguida da América (57.345, 19%), da Ásia e Oceânia (9.396, 3%) e de África (1.850, 1%).