Dois franco-portugueses representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude


Portugal esteve presente nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude com os esquiadores Nahia Vieira da Fonte e Emeric Guerillot, ambos de 16 anos e residentes em França. Pela primeira vez participaram também os patinadores Jéssica Rodrigues, de 17 anos, Francisca Henriques, 16 anos, Martim Vieira, de 16 anos, e Manuel Piteira, de 15 anos, todos residentes em Portugal e que começaram o seu percurso com rodas nos pés.

O Chefe de missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon2024, Pedro Flávio, afirmou ontem que os objetivos definidos “foram mais do que superados” e se obteve um “resultado histórico”.

No esqui alpino, modalidade em que Portugal já tinha estado representado em Lillehammer2016 e Lausane2020, Emeric Guerillot, de 16 anos, foi 21º classificado no slalom, lugar que igualou o de Andrea Bugnone no combinado alpino em 2016, mas com menos participantes face aos 70 que disputaram a prova de slalom em Gangwon2024.

O também Presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), com sede na Covilhã, lembra que o esqui já é presença habitual nas competições internacionais, que foi a primeira vez que a patinagem de velocidade no gelo esteve num evento olímpico e considerou que os resultados são “reveladores do trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos”.

Segundo Pedro Flávio, o propósito é chegar aos Jogos Olímpicos Milão-Cortina2026 “com mais atletas do que em Pequim e com mais modalidades, pelo menos, mais uma modalidade”.