Duo de Jazz “Lune & Soleil” em concerto no Instituto Alter’Brasilis

Para celebrar os 60 anos do estilo musical brasileiro «Bossa Nova», o Instituto Alter’Brasilis em Paris organiza, na sexta-feira dia 14 de dezembro, às 19h00, um concerto do duo de Jazz Lune & Soleil.

O duo interpretará um repertório baseado na Bossa Nova, o Choro e algumas composições pessoais no estilo jazz brasileiro e fará, segundo o Instituto Alter’Brasilis, “descobrir toda a subtilidade da música brasileira, através de standards mas também de canções menos conhecidas mas não menos interessantes”.

Farão parte do repertório apresentado nomes como: Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Pixinguinha, Paulinho de Viola, Waldyr Azevedo, Jacob do Bandolim…

O duo Lune & Soleil é composto dos músicos Lourival Silvestre e Francesca Perissinotto. Os dois formaram o grupo em França, em 1981, com o objetivo de tocar jazz brasileiro.

O brasileiro, oriundo de Minas Gerais, Lourival Silvestre toca guitarra e cavaquinho e a francesa Francesca Perissinotto assegura o canto, a flauta e também a guitarra. Em entrevista à RFI, explicam que tocam “ritmos tradicionais, como choro e bossa nova, mas em estilo jazzístico (…) Quando a gente fala sobre música brasileira na França, as pessoas geralmente pensam em samba e festa. Então gostamos do termo jazz brasileiro porque dá uma visão mais ampla”.

O duo diz ter vontade de divulgar este estilo de música por ser “muito rica e ainda pouco conhecida na França”.

Lourival Silvestre, para além da música popular, também navega na música erudita, tendo chegado a estudar com dois nomes reconhecidos da música erudita do século XX que são Olivier Messiaen e Pierre Boulez. Lourival Silvestre já foi recompensado com o primeiro prémio do Concurso Internacional de Composição de Munique e chegou a colaborar com nomes sonantes da música em França como Michel Legrand e Georges Moustaki. Tendo feito arranjos para grande orquestra com Moustaki e tendo tocado na orquestra de Michel Legrand e ainda gravado com o célebre compositor.

O Instituto Alter’Brasilis existe desde 2010 e tem como principal objetivo a difusão da cultura brasileira em França e a promoção da língua portuguesa. Para além das aulas de português, o Instituto organiza colóquios e manifestações culturais e artísticas que vão desde a literatura ao cinema.

 

Institut Alter Brasilis

2 rue de Turenne

75004 Paris

Reservas: culturel@alterbrasilis.com

Entrada: 10 euros

www.alterbrasilis.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”18036″]