Editora Oxalá edita a quinta Antologia de Poetas Lusófonos na Diáspora


A Oxalá Editora, vocacionada para a publicação de obras de autores a viver fora do país, acabou de lançar a V Antologia de Poetas Lusófonos na Diáspora, com a participação de seis autores residentes em França: António Topa, Dominique Stoenesco, Joaquim Silva Ribeiro, Naria Radato, Florinda Dinis Klopries e Luisa Semedo.

No total, esta edição da Antologia reúne três dezenas de poetas residentes na Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Luxemburgo, Suíça e EUA.

“Com mais esta edição, a Oxalá Editora contribui para a descoberta de excelentes poetas de língua portuguesa residentes no estrangeiro”, disse Mário GM dos Santos, editor e responsável pela Oxalá Editora.

Mário dos Santos chamou atenção para o facto dos anteriores cinco volumes, entretanto publicados, “terem dado voz a poetizas e poetas que se confrontavam com dificuldades em divulgar a sua escrita junto do grande público”.

Com prefácio da professora universitária e escritora residente no Canadá, Irene Marques – vencedora do Prémio Ferreira de Castro / Imprensa Nacional no campo da ficção, e com coordenação da poetisa São Gonçalves, residente no Luxemburgo, esta série de Antologias publicada a cada dois anos afirma-se como uma das raras, senão a única, iniciativa editorial que tem reunido novos poetas e escritores já com obra publicada no campo da ficção e da poesia.

“Quando se escreve um prefácio para uma Antologia com poemas sobre experiências tão variadas como aquelas que nesta coletânea são pintadas, sentidas, sofridas, imaginadas (todos os outros verbos da nossa gramática se podem aqui aplicar), é-nos impossível dar justiça a toda a beleza e complexidade presentes. Estas minhas breves palavras, são, portanto, insuficientes. Por isso, vos convido a entrar diretamente, devagar, com          todos os sentidos abertos, neste  caleidoscópio de epistemologias e ontologias de seres humanos que são como nós, que são de nós”, escreve Irene Marques no seu prefácio desta obra.

“Nesta coletânea, e talvez, como não poderia deixar de ser, encontramos também poemas que abordam diretamente a emigração e a saudade: saímos de Portugal porque a vida assim nos pediu. Saímos para alargar horizontes (ontológicos, económicos, coisas que dentro de nós pediam e que ainda não tinham nome). Saímos para ver, constatar o que        existia para além daquele nosso pequenino mundo à beira-mar plantado. Saímos e agora ponderamos como era esse mundo quando o deixámos, como será agora, como poderíamos ter sido se não tivéssemos dele saído. Sonha-se em voltar, mesmo que só através de uma viagem poética, num vai-e-vem de alma, que romantiza, que enaltece, transportando-nos a uma infância que nunca mais podemos recuperar. Porque a infância é uma outra vida que jamais poderemos reaver. A infância é a saudade”, die Irene Marques.

A Oxalá Editora, sediada em Dortmund, na Alemanha, foi criada em junho de 2015 e tem um já longo catálogo de obras de autores da diáspora lusa e traduziu para alemão: Raúl Brandão, Manuel António Pina, Sophia de Melo Breyner, Ilse Losa, Eça de Queiroz, etc.

Com milhões de Portugueses a viver fora do país, Mário dos Santos acredita que “na diáspora há muita gente que escreve com qualidade” e a Oxalá pretende       fazer um trabalho de “descoberta desses autores”.

“Numa antologia podemos inserir poetas de vários continentes, ver e sentir quais são as preocupações poéticas dos portugueses e autores de expressão portuguesa residentes em diversos países” referiu Mário dos Santos, acrescentando que “a saudade é um elemento muito importante para quem escreve poesia na diáspora”.

.

Autores

Ana Luísa Santos

António Justo

António Topa

Artur Fernandes

Bernardo P. Trigo

Bia Vasconcelos / José Luís Correia

Carla Lopes

Cristina Marques Reis

Daniela Cruz

Dévora Cortinhal

Dominique Stoenesco

Eduarda Macedo

Fernando de Matos

Florinda Dinis Klopries

Gonçalo Galvão Gomes

Isaac Nin

Joaquim Silva Ribeiro

José Maria Ramada

Leonardo Pintado

Luísa Semedo

Manuela Bailão

Maria do Rosário Loures

Maria Letras

Naria Radatos

Paula de Lemos

Paula Sá Carvalho

Rosangela Baptista

Rúben Castro

Sandra Amado

Sofia Gomes

.

Poetas Lusófonos na Diáspora

Antologia – V Volume

Oxalá Edições

Editor: Mário GM dos Santos

Coordenação: São Goncalves

ISBN: 978-3-946277-87-3

LusoJornal