Eleições do CCP: CNE recomenda ao Cônsul de Lyon que seja constituída uma mesa de voto em Clermond Ferrand


A Comissão Nacional de Eleições deliberou ontem à tarde recomendar que o Cônsul Geral de Portugal em Lyon constitua uma mesa de voto em Clermont-Ferrand para as eleições do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) que vão ter lugar no próximo domingo, dia 26 de novembro.

“As razões invocadas pelo Senhor Cônsul de Portugal em Lyon não são impeditivas da constituição de mesa de voto, pelo que se recomenda que seja constituída uma mesa de voto no Consulado Honorário de Clermond-Ferrand. Salienta-se que os cadernos de recenseamento estão disponíveis no SIGRE, para impressão, e de que os boletins de voto podem ser igualmente impressos no local”.

As duas listas candidatas a estas eleições não apresentaram nomes para a Comissão Eleitoral do Consulado Geral de Portugal em Lyon. O Cônsul André Sobral Cordeiro podia ter telefonado aos dois cabeças-de-lista, Manuel Cardia Lima e Jorge Campos – que conhece bem – e convidá-los a uma reunião da Comissão Eleitoral, como aliás aconteceu noutros postos consulares. Não o fez e decidiu sozinho que não devia ter mesa de voto em Clermont-Ferrand, apesar de ter dito ao LusoJornal que recebe instruções do MNE [Ministério dos Negócios Estrangeiros]”.

Na terça-feira, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) já tinha deliberado que “existe em Clermont-Ferrand um posto de recenseamento (pertencente à unidade de recenseamento de Lyon) e, assim sendo, existe a possibilidade de ser constituída mesa de voto naquele local, com caderno eleitoral autónomo dos eleitores inscritos naquela área geográfica”.

Mesmo assim, depois desta deliberação, André Sobral Cordeiro trocou correspondência com a CNE, segundo a Coordenadora dos Serviços, aparentemente para contra-argumentar, mas a Comissão Nacional de Eleições decidiu mesmo recomendar ao Cônsul português que abra uma mesa de voto no Posto consular daquela cidade.

A CNE não só recomenda ao diplomata que deve abrir uma mesa de voto no Consulado Honorário de Clermont-Ferrand, como lhe explica como deve imprimir os cadernos eleitorais e como deve imprimir os boletins de voto.

Com a sua insistência, André Sobral Cordeiro pôr Clermont-Ferrand no centro das atenções destas eleições em França.