Foto de arquivo

Eleições do CCP: Já se conhecem os 13 Conselheiros eleitos em França



Este domingo foram eleitos os membros do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), um órgão de consulta do Governo português com 90 Conselheiros, 13 dos quais eleitos em França.

Numa eleição que ficou marcada pelo episódio caricato da mesa de voto de Clermont-Ferrand que apenas foi anunciada algumas horas antes da eleição, o outro elemento de destaque foi a abstenção enorme, já habitual neste tipo de eleições, agravada com a falta de campanha de informação e o curto tempo de preparação das eleições, apesar do facto do ato eleitoral tenha acontecido com… quatro anos de atraso.

A lista com mais votos, em França, foi a liderada por Vítor Oliveira, em Bordeaux-Toulouse, seguindo-se a de Jorge Campos, em Lyon-Marseille, e a lista de Paulo Marques em Paris. Vítor Oliveira conseguiu maioria absoluta e elegeu dois Conselheiros em Bordeaux-Toulouse, deixando de lado José Gardão, o único cabeça de lista que não foi eleito. Rui Ribeiro Barata, em Strasbourg não tinha concorrentes.

Apenas três Conselheiros são repetentes: Paulo Marques (Paris), Manuel Cardia Lima (Lyon-Marseille) e Rui Ribeiro Barata (Strasbourg).

Vítor Oliveira (Bordeaux-Toulouse) é marido da atual Conselheira Carolina Amado, que agora cessa o mandato.

Todos os outros são novos nesta função.

Desta vez foram eleitos, em França, 8 Conselheiros e 5 Conselheiras das Comunidades: Odete Fernandes Mendes (Paris), Christine Alves (Paris), Emília Ribeiro (Paris), Emília Campos de Macedo (Lyon-Marseille) e Maria Teresa Fontão (Bordeaux-Toulouse).

.

Lista dos Conselheiros eleitos em França:

Paulo Marques (Paris)

Odete Fernandes Mendes (Paris)

Fernando Rodrigues (Paris)

Christine Alves (Paris)

João Martins Pereira (Paris)

Emília Ribeiro (Paris)

António Oliveira (Paris)

Jorge Campos (Lyon-Marseille)

Emília Campos de Macedo (Lyon-Marseille)

Manuel Cardia Lima (Lyon-Marseille)

Vítor Oliveira (Bordeaux-Toulouse)

Maria Teresa Fontão (Bordeaux-Toulouse)

Rui Ribeiro Barata (Strasbourg)