Eleições na Casa cultural e social portuguesa de Troyes


Teve lugar no passado domingo, dia 18 de fevereiro, a Assembleia Geral da Casa cultural e social portuguesa de Troyes, na sua sede, 125 avenue Robert Schumann, em Troyes, da qual constava a eleição dos novos Corpos gerentes para o próximo biénio 2024-2026.

Eram 15h00 – meia hora depois da hora marcada – quando começou a Assembleia Geral e, como sempre, era notória a ausência de muitos sócios e jovens do Grupo folclórico, provavelmente por causa do frio.

Há 6 anos que a Presidente, Lurdes Pinto, dirige esta associação e, como os seus colegas, puseram os seus lugares à disposição.

Não se tendo apresentado nenhuma lista a esta eleição, foram novamente reeleitos os dirigentes da lista cessante, tendo integrado esta nova lista alguns jovens, levando a crer que o futuro estará assegurado.

A nova Direção tem a seguinte composição: a Presidente é Lurdes Pinto, o Vice-Presidente é Samuel Silvares, a Tesoureira e Secretária é Graça Brito, a Vice-Tesoureira e Ensaiadora do Grupo folclórico infantil é Mélissa Brito. Os membros ativos são Valentin Pargat (música concertina grupo), Manuel Filipe da Rocha, Samuel Batista, Christine Batista, Carina Almeida, Marie Noelle Pargat.

De salientar também que vários voluntários estão disponíveis para ajudar a Direção em diversas tarefas.

Esta grande instituição é muito importante, não só para os Portugueses de Troyes e do Departamento, mas também para muitos dos Departamentos limítrofes. Os objetivos culturais e sociais da associação são imensos. Para além disso, tem também um excelente Grupo folclórico que, ao longo dos anos, tem sido um autêntico “embaixador” de Portugal em terras de França e noutros países, sempre disponível para animar todo e qualquer evento, desde as participações oficiais e mais relevantes até aos convites mais “modestos”, como os lares de idosos e pequenas animações de rua – tudo isto a título gratuito. Atualmente tem estado um pouco menos ativo por motivos de luto e Covid.

Há também cursos semanais para todas as pessoas que desejem aprender ou melhorar a língua portuguesa, todos os sábados, das 14h00 às 18h00. Estas reuniões são animadas por um voluntário da Casa Portuguesa.

A associação acolhe ainda as Permanências consulares do Consulado Geral de Portugal em Paris. As próximas estão agendadas para o dia 7 de março, 26 de setembro e 27 de novembro. Centenas de Portugueses, de vários Departamentos, evitam de fazer os 150 km que os separa da capital francesa e tratam dos seus documentos em Troyes. “Esta é de facto uma enorme mais valia que temos de agradecer ao Consulado Geral de Portugal em Paris”.

Esgotada a ordem do dia, pelas 17h00, foi servido o tradicional Vinho de Honra (com bolos e Champanhe (verdadeiro) da Região) a todos os presentes. Ainda houve quem tivesse lamentado a ausência de… vinho do Porto.

A esta Direção, assim como a todas quantas por aqui passaram, os associados devem agradecer “por tudo o que fizeram ao longo destes 43 anos”. Com efeito, a coletividade vai comemorar os seus 44 anos de existência no próximo dia 31 de outubro e todos esperam que nessa data haverá muitos voluntários e muitas inscrições de sócios para dar, ainda, mais vida a esta associação.

As Festas em Louvor de Nossa Senhora de Fátima terão lugar nos dias 4 e 5 de maio em Troyes, mas também em Viviers-sur-Artaut no dia 18 e com missa em Nogent-sur-Seine no dia 12 de maio.