LusoJornal | Jorge Campos

Eleições presenciais decorreram com normalidade no Consulado Geral de Portugal em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

No fim de semana passado, durante dois dias, sábado 29 e domingo 30 de janeiro, os eleitores portugueses que escolheram votar presencialmente para as eleições legislativas antecipadas, puderam fazê-lo no posto consular da sua área da residência.

Nos cadernos eleitorais do Consulado Geral de Portugal em Lyon estavam inscritos para votar presencialmente 10 eleitores, que puderam, durante estes dois dias, usufruir dos seus direitos de voto.

Uma equipa de cinco funcionários acolheu os votantes, respeitando as regras exigidas pelo ato eleitoral. Como previsto, a mesa de voto foi encerrada no domingo ao fim da tarde e os votos foram enviados por “mala diplomática” para Lisboa, onde serão contabilizados.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, também esteve presente, acolhendo os cidadãos no decorrer destes dois dias.

Automaticamente, os cidadãos que residem no estrangeiro receberam o boletim de voto em casa e votaram por correspondência. No entanto, tiveram a possibilidade de escolher votar presencialmente, num posto consular. A escolha tinha de ser feita até 5 de dezembro. Mas em Lyon, houve quem tivesse ficado surpreendido com a situação. “Tive um contacto telefónico de um funcionário do Consulado para me alertar que eu estava inscrito para votar para as eleições legislativas presencialmente, no Consulado. Eu não me apercebi que tinha optado para este tipo de voto presencial e não por correio como foi, por exemplo, o que se passou com a minha esposa” disse ao LusoJornal o eleitor Manuel dos Santos. “Passou-se tudo bem e fiquei contente pela forma como tudo se passou”.

Para além dos 10 eleitores em Lyon, estavam ainda inscritos para votar presencialmente 1 eleitor em Clermont-Ferrand, 13 em Strasbourg, 3 em Paris e 2 em Orléans.

Os boletins de voto seguiram agora para Lisboa, onde vão juntar-se aos que foram recebidos pelo correio e todos os votos serão contabilizados nos dias 8 e 9 de fevereiro. Só nessa altura se saberá quem são os 4 Deputados eleitos pelos dois círculos eleitorais da emigração.

Até lá, o Partido Socialista já tem garantida a maioria absoluta, o que lhe vai permitir governar durante os próximos 4 anos. O novo Governo deve tomar posse na semana de 20 de fevereiro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]