Embaixada de Portugal anuncia prioridades para a promoção da cultura portuguesa em França para triénio 2024-26

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A Embaixada de Portugal em Paris anunciou esta segunda-feira as prioridades para a promoção da cultura portuguesa em França para o triénio 2024, 2025 e 2026.

“Após apurada análise sobre as mais diversas áreas temáticas da cultura portuguesa e as potencialidades e características do mercado cultural francês nos dias de hoje, foi aprovado um plano plurianual de promoção da cultura portuguesa em França que se aplicará nos próximos três anos, ou seja, de janeiro de 2024 até dezembro de 2026” começa uma nota divulgada pela Embaixada.

Neste plano plurianual de promoção da cultura portuguesa em França, a Embaixada vai dar prioridade, “embora não exclusividade”, a cinco eixos de ação ou áreas temáticas: Literatura, Música clássica, Património e inovação, Artes visuais e performativas e Cinema e audiovisual.

No âmbito da Literatura, a Embaixada quer “promover a tradução, a publicação e participação em feiras do livro de escritores, autores de banda desenhada e ilustradores portugueses”. Recorde-se que recentemente o Embaixador José Augusto Duarte apresentou nos salões da Embaixada, e já no quadro deste plano de ação, um novo site com as obras de autores portugueses publicadas em França nos últimos 100 anos.

Na área da Música clássica, pretende “divulgar obras de compositores e circulação de intérpretes portugueses. Estimular a deslocação de programadores franceses a Portugal, no âmbito de parcerias estabelecidas com entidades culturais portuguesas” e na área do Património e inovação, quer “promover a interação entre portugueses e franceses na produção artesanal tradicional como atividade contemporânea, bem como na preservação do património português imóvel e móvel, em conjugação com atividades do domínio do design, das novas tecnologias e do marketing”.

No que se refere às Artes visuais e performativas, a Embaixada portuguesa pretende “estimular a deslocação e estada de artistas portugueses que participem em programas e eventos culturais em França, assim como a deslocação de programadores franceses a Portugal, no âmbito de parcerias estabelecidas com entidades culturais portuguesas” e na área do Cinema e audiovisual, quer “promover o conhecimento do património cinematográfico português, do cinema atual e do cinema de animação”.

A área cultural na Embaixada de Portugal em Paris está sob a responsabilidade da Conselheira Cultural Isabel Corte-Real, que também é a Diretora da Delegação de Paris do Instituto Camões.

“Nos próximos três anos, os apoios atribuídos anualmente pelo Camões I.P a projetos de ação cultural em França, serão concedidos prioritariamente a propostas que se insiram no âmbito dos cinco eixos de ação prioritária acima enunciados” diz a nota da Embaixada.

As candidaturas aos apoios concedidos pelo Instituto Camões para projetos a executar em 2024, deverão ser apresentadas até 15 de outubro ao Centro Cultural Português em Paris (ver AQUI).

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]