Alberto Plácido

Embaixada de Portugal em França ganha Prémio da Associação Portuguesa de Museologia

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) revelou ontem os seus prémios anuais, numa cerimónia no Museu do Ar, em Pero Pinheiro, Sintra e da lista dos vencedores constam a Embaixada de Portugal em França, a Embaixada de França em Portugal e a Temporada Cultural Cruzada França-Portugal.

Os Prémios foram anunciados numa cerimónia com a presença de dezenas de profissionais do setor dos museus e museologia, nomeadamente a Presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), Emma Nardi.

O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA), no distrito de Santarém, foi distinguido com o Prémio Museu do Ano 2023. O principal prémio do palmarés com 25 categorias tinha também como finalista o Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, que recebeu uma menção honrosa, indicou a APOM.

O Presidente da APOM, João Neto, indicou à Lusa que o júri, composto pelos membros dos órgãos sociais da associação, recebeu este ano cerca de 200 projetos candidatos aos prémios, provenientes de todo o país.

O Prémio Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, melhor exposição, parceria, projeto internacional, coleção visitável, colecionador e investigação.

O Prémio Transporte de Património foi atribuído conjuntamente ao Museu Nacional de Arte Contemporânea e à Temporada Cruzada Portugal–França. O Prémio Cooperação Internacional foi atribuído à Embaixada de França em Portugal e à Embaixada de Portugal em França.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]