CG de Portugal em Bordeaux

Embaixador de Portugal em França visitou Bordeaux

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, deslocou-se a Bordeaux no fim da semana passada, dias 23, 24 e 25 de março, continuando um périplo que o vai levar a visitar todos os postos consulares portugueses em França.

José Augusto Duarte quer, em cada uma destas visitas encontrar-se com o Chefe de posto, visitar o Consulado português, mas também contactar com as autoridades locais, com a Comunidade portuguesa e com interlocutores diversos nos planos económico, social e cultural, como tinha explicado ao LusoJornal, quando assumiu funções em França.

Em Bordeaux, o Embaixador português foi recebido pelo Cônsul Geral Mário Gomes e visitou as instalações do Consulado contactando os seus funcionários, mas também alguns dos utentes.

Antes de ter realizado uma palestra em Sciences-Po Bordeaux, sobre os grandes desafios com que se depara a Europa, que contou com uma participação de muitos estudantes, nomeadamente dos inscritos na Formação integrada França-Portugal, José Augusto Duarte encontrou-se com o Presidente do Conselho Departamental da Gironde e com o Instituto de Ciências da Vinha e do Vinho, “com as quais explorou novas vias de cooperação e desenvolvimento de projetos conjuntos com instituições portuguesas” segundo o Cônsul de Portugal na capital da Aquitaine.

José Augusto Duarte manteve igualmente um “importante almoço de trabalho” com as professoras do Departamento de língua portuguesa da Universidade de Bordeaux III, para aferir do estado do ensino do Português no ensino superior nesta região.

O Embaixador português participou também no jantar da Academia do Bacalhau de Bordeaux e deu uma entrevista à rádio La Clé des Ondes, onde foi entrevistado pelo responsável dos programas em língua portuguesa desta histórica rádio associativa de Bordeaux e também Conselheiro das Comunidades, Valdemar Felix, que permitiu uma apresentação do diplomata à Comunidade portuguesa radicada na região.

O Embaixador português não podia ter passado por Bordeaux, sem visitar também o busto de Aristides de Sousa Mendes, na esplanada Charles de Gaulle, em companhia de alguns membros da Direção do Comité Sousa Mendes, nomeadamente da Presidente Isabel Barradas. Aristides de Sousa Mendes foi Cônsul de Portugal em Bordeaux durante a II Guerra mundial e passou milhares de vistos, desobedecendo às ordens de Salazar, salvando milhares de pessoas às perseguições nazis.

“Seguiu-se um almoço de trabalho, bastante interessante e profícuo onde foram abordados vários temas, nomeadamente a memória de 35 anos de existência do Comité através das suas ações passadas, das presentes e dos projetos futuros. Falou-se igualmente sobre a questão dos apoios às associações por parte de Portugal, que tendem a diminuir, o que põe em causa a sobrevivência de muitas delas” escreveu Isabel Barradas nas redes sociais. “O senhor Embaixador ouviu com atenção, fez alguns reparos e sugestões e mostrou-se disponível para nos dar todo o apoio que lhe seja possível facultar-nos”.

Enquanto visitava a cidade, o Embaixador de Portugal constatou os efeitos dos recentes atos de vandalismo junto na porta principal da Mairie de Bordeaux, aquando da manifestação contra a reforma das Reformas, na semana passada.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]