LusoJornal / Mário Cantarinha

Embaixador Jorge Torres Pereira presta homenagem a Luís de Camões em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, vão depor uma coroa de flores junto do busto de Camões, esta quinta-feira, 10 de junho, às 11h00. A cerimónia vai ser transmitida em direto com os meios técnicos do LusoJornal, nas plataformas do jornal e da Embaixada de Portugal.

O busto do poeta português, que faleceu nesse mesmo dia em 1580, situa-se no fundo de umas das escadarias mais bonitas de Paris, na avenue Camões, no 16° bairro da capital, junto ao Jardin du Trocadèro e praticamente em frente da Tour Eiffel.

A cerimónia terá lugar às 11h00 e contará com a presença dos funcionários da Embaixada de Portugal e do Consulado Geral de Portugal em Paris, “no limite das atuais restrições em vigor” segundo uma nota da Embaixada de Portugal.

Já é habitual o Embaixador de Portugal depor uma coroa de flores em frente do busto de Luís de Camões, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Já no ano passado a cerimónia foi difundida em direto pelo LusoJornal e, para além do habitual discurso do Embaixador português, o ator Vítor de Oliveira leu poemas do poeta épico português.

Habitualmente, uma cerimónia oficial costuma ser organizada na Embaixada de Portugal, mas já no ano passado não teve lugar por causa evidente da pandemia de Covid-19. Este ano, o Embaixador Jorge Torres Pereira anuncia que “pelas mesmas razões sanitárias” a “Festa do Dia Nacional” vai ter lugar no dia 30 de junho “que coincidirá, nomeadamente com o termo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]