Emídio Sousa é o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

O Secretário de Estado do Ambiente no anterior Executivo, Emídio Sousa, vai passar agora a ocupar a pasta das Comunidades, segundo a orgânica do XXV Governo, liderado por Luís Montenegro (PSD/CDS-PP).

A notícia da saída de José Cesário começou a circular ontem à tarde e depois surgiram vários nomes para o substituir, do Deputado Carlos Gonçalves, que já ocupou a pasta, ao Embaixador Luís Ferraz, que já foi Cônsul-Geral de Portugal em Paris e é o atual Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), mas finalmente a notícia caiu já ontem à noite, com a escolha de Emídio Sousa.

O novo responsável das Comunidades, é natural de Fiães, onde reside, foi Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entre 2013 e 2024, cargo que deixou quando foi eleito Deputado no ano passado, mas ficou pouco tempo no Parlamento, já que foi nomeado Secretário de Estado do Ambiente, sob a tutela da Ministra Maria da Graça Carvalho. Agora foi substituído nessa pasta por João Manuel Esteves, ex-Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.

Emídio Sousa estudou na Universidade Portucalense e tirou um Mestrado em Administração Pública na Universidade Católica do Porto. Também é licenciado em Administração Autárquica.

Não se lhe conhece trabalho na área das Comunidades portuguesas, mas é sobretudo um homem da máquina do partido, atual Presidente da Distrital do PSD de Aveiro, precisamente o distrito por onde foi eleito Luís Montenegro. Nesta qualidade, desempenhou um papel importante na organização e no fortalecimento do partido a nível local e foi, por isso mesmo, cabeça de lista pelo círculo de Aveiro nas eleições legislativas de 2024 e de 2025.

De acordo com a lista de secretários de Estado publicada no portal da Presidência da República na Internet, outra novidade no Ministério liderado pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, é Ana Isabel Xavier, que foi Secretária de Estado da Defesa no anterior Executivo, e que transita agora para a pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que era antes ocupada por Nuno Sampaio. Inês Domingos mantém-se como Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, uma pasta que regressou à esfera do MNE nos Executivos de Luís Montenegro, depois de depender diretamente do Gabinete do então Primeiro-Ministro António Costa.

O segundo Governo liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro terá 16 Ministérios, menos um do que o anterior, e mantém 13 dos 17 Ministros do executivo cessante.

A cerimónia da tomada de posse dos Secretários de Estado está agendada para as 12h00 (hora de Lisboa) desta sexta-feira.