Encontro da nova geração da Diáspora portuguesa em Toulouse


Decorreu na passada sexta-feira um evento que juntou diversos quadros das várias indústrias que dominam a economia da região de Toulouse.

Se há 10 anos os quadros qualificados portugueses na região se centravam quase em exclusividade na indústria aeronáutica, o panorama mudou nesta última década. Neste momento além desta indústria dominante, os serviços e consultoria e de biotecnologia passam também a estar referenciados como aqueles que acolhem diversos portugueses formados em Portugal e com diversa experiência internacional.

A área da investigação em diversas ciências é também uma das que começa a notar um crescimento de assinalar, com diversos investigadores a terem-se mudada para a região Occitanea nos últimos anos e mesmo nos últimos meses.

A região Occitanea e nomeadamente o ecossistema económico de Toulouse recruta hoje ativamente em Portugal, mas também portugueses que estão nos diversos países da União Europeia.

A reputação e credibilidade da formação efetuada em Portugal é um ativo muito procurado nesta região de França. Uma das que tem dos PIB’s mais elevados da União Europeia.

No evento de convívio participaram 25 quadros das mais variadas áreas, de um grupo recente com mais de 50 pessoas identificadas.

Para 2024 ficou na agenda encontros mais alargados e regulares.