LusoJornal / Carlos Pereira

Ensino: Inscrições na Secção Internacional de Strasbourg abertas até 23 de fevereiro

As inscrições na Secção internacional de Português no colégio Vauban em Strasbourg (67) mantêm-se abertas. A Associação Cultural Portuguesa de Strasbourg acaba de enviar um comunicado de informação a todos os pais de alunos inscritos nas aulas de Português ELCO/ EILE, nas regiões do Bas-Rhin e Haut-Rhin, de forma a relançar as inscrições que têm sido muito escassas e por conseguinte comprometem o futuro desta nova Secção internacional.

Também o Deputado, Carlos Gonçalves, eleito pelo círculo eleitoral da emigração, questionou no passado dia 10 de janeiro o Governo sobre a ausência de informação aos Portugueses no que diz respeito à abertura do curso de português.

O LusoJornal interrogou a Coordenadora do Ensino do Português em França, Adelaide Cristóvão, acerca deste assunto que está a preocupar seriamente a Comunidade portuguesa ali radicada.

 

Quando foi criada a Secção internacional?

A Secção Internacional Portuguesa do Collège Vauban de Strasburg abriu este ano letivo, 2017/2018. A Secção portuguesa nasceu de uma vontade da Academia de Strasburg de dar mais visibilidade ao Português no seio da Academia, projeto que incluía a abertura de uma Secção Internacional portuguesa, em 2018, no collège Vauban onde já existiam outras Secções internacionais, nomeadamente a alemã e a polaca. O projeto foi apresentado às autoridades portuguesas em novembro de 2016 e mereceu de imediato o apoio e empenho quer da Embaixada de Portugal como do Camões, I.P. e do Consulado Geral de Portugal em Strasbourg, tendo em conta que a Comunidade portuguesa é muito numerosa na região, contando mais de 50.000 Portugueses, uma quinzena de associações e sobretudo porque, como muito bem foi sublinhado, pelo senhor Conselheiro das Comunidades, Dr. Rui Barata, em comunicado de imprensa em novembro de 2016, existem: «dezenas de associações e milhares de pais de alunos empenhados em colaborar com as entidades competentes no sentido de aumentar a oferta do ensino da língua portuguesa na área consular de Strasburg». Em dezembro de 2016 o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em deslocação a Strasburg, encontra-se com as autoridades académicas francesas. A sua intervenção sobre os acordos celebrados entre os dois países em julho de 2016 e sobre a importância da língua portuguesa no contexto internacional teve grande impacto junto das autoridades francesas e, em janeiro de 2017, a Reitora da Academia de Strasburg propõe-nos a abertura da Secção portuguesa para setembro de 2017, antecipando assim de um ano a sua abertura.

 

Quantos alunos inscritos tem a Secção Internacional?

Temos dois alunos a frequentar a Secção, em 6ème. Talvez pelo curto espaço de tempo e pela hesitação perante a novidade, apenas se inscreveram 2 alunos. No entanto, foram feitos prospetos para a sua divulgação juntos das escolas primárias, das associações e Consulado. Foi feita a divulgação no site da Coordenação e nas redes sociais. A 5 de abril de 2017 o LusoJornal publicou um artigo no qual é feita a divulgação da abertura da Secção de Strasbourg. Contámos, igualmente, com a colaboração do Conselheiro das Comunidades, Rui Barata, na partilha da notícia nas redes sociais, dando-lhe assim mais visibilidade. É pública esta divulgação à qual se juntaram as associações locais. No próximo ano letivo a Secção terá 6ème e 5ème e as inscrições estão abertas para os dois níveis.

 

Quando acabam as inscrições?

As inscrições estão a decorrer até 23 de fevereiro. Uma Secção internacional é um dispositivo francês criado e mantido em parceria com Portugal. Quero com isto dizer que as inscrições são feitas no collège. Temos no nosso site o dossier de candidatura que a Direção do collège nos facilitou e que pode ser descarregado, preenchido e enviado para o collège Vauban.

 

Que tipo de promoção foi feita?

Todas as ações de promoção da Secção estão a ser feitas em conjunto com a Direção do collège Vauban. Umas terão mais visibilidade no exterior, outras, e não menos importantes, decorrem no seio das escolas. Através da Direção do collège, em articulação com a direção das escolas primárias e pelo intermédio da professora de português, foi entregue um prospeto informativo dirigido aos pais e está a ser feita uma sensibilização às crianças de CM2 para a importância da língua portuguesa, através de jogos que preparámos e enviámos para o efeito. No dia 23 de janeiro a Direção do colégio reunirá com os pais dos alunos de CM2 e no dia 10 de fevereiro terá lugar uma manhã de «Portes ouvertes» na qual se transmitirão aos pais as vantagens e a importância do percurso escolar feito numa Seção internacional, bem como as vantagens de aprender e de ter competências em língua portuguesa. O Consulado Geral de Portugal em Strasbourg está a divulgar a informação junto da Comunidade e das associações. As informações que colocámos no nosso site e nas redes sociais estão a ser retomadas e difundidas. Estamos confiantes na vontade dos pais de proporcionarem um ensino de grande qualidade aos filhos e no facto de eles saberem que a importância da língua portuguesa é cada vez maior e valoriza a sua formação.

 

Foi feito algum estudo para saber se naquela zona a Secção internacional era uma boa ideia?

A criação de uma Secção internacional é uma decisão do Ministro da Educação francês em função de uma proposta apresentada pela Academia, no quadro do projeto para as línguas dessa mesma Academia. O país parceiro não escolhe o estabelecimento. Como já referi, no caso de Strasbourg, a Secção portuguesa nasceu de uma vontade da Academia de Strasbourg de desenvolver um projeto para dar mais visibilidade ao Português no seio da Academia o qual mereceu da nossa parte um vivo empenho.

 

Sondaram os pais dos alunos nas escolas da região?

Temos a informação pelos representantes locais de que a nossa Comunidade está mobilizada e manifesta grande interesse nesta Secção internacional.

 

O que pensa da intervenção do Deputado Carlos Gonçalves no Parlamento?

A intervenção do Deputado Carlos Gonçalves no Parlamento mostra a sua preocupação, que é também a nossa, relativamente à tomada de conhecimento por parte da Comunidade da existência deste dispositivo de excelência. Eu estou confiante de que a Comunidade, que todos sabemos mobilizada para o ensino do português, vai certamente estar atenta à informação posta à sua disposição, como sempre faz quando considera que uma atividade ou saber é importante para os seus filhos.

 

Há outras Secções com abertura prevista no futuro próximo?

Sim, há outras Secções previstas. Num futuro próximo prevemos a abertura de uma Secção internacional na Academia de Créteil. É uma academia onde temos muitos alunos e muitos pais empenhados na aprendizagem do português pelos seus filhos. Por enquanto é prematuro falar de uma Secção em concreto pois aguardamos a conclusão do processo.