Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), em parceria com a Coordenação do Ensino Português em França, organiza no dia 10 de março, uma cerimónia oficial de entrega de Certificados de Língua Portuguesa a 167 alunos da região parisiense.

A certificação de competências em Língua Portuguesa é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, I.P..

Em maio de 2018, em França, 837 jovens de idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos realizaram estes exames de certificação de Português, para a obtenção dos níveis A1, A2, B1, B2 e C1.

A cerimónia de entrega dos certificados a 167 jovens da região parisiense contará com a presença do Embaixador de Portugal, Jorge Torres Pereira. O evento será organizado no grande teatro da cidade de Yerres (91) e conta com cerca de 950 participantes: alunos, pais e professores de português.

Vinte outras autoridades oficiais confirmaram também a sua participação entre eles o Embaixador de Moçambique, Alberto Augusto, e ainda Inspetores do ensino de Português em França, Diretores de escolas e vários Autarcas locais e regionais.

Antes da cerimónia haverá uma visita privada à propriedade do pintor impressionista Caillebotte, na cidade de Yerres, seguida de um almoço de intercâmbio entre os representantes oficiais convidados para este evento.

Para além da entrega dos Certificados pela Coordenadora do Ensino Português em França, Adelaide Cristóvão, acompanhada pelas autoridades oficiais presentes, haverá também a intervenção de artistas como Vento Sudeste de Pontault-Combault, apresentando temas do cancioneiro tradicional português e de Mariana Ramos, cantora caboverdiana.

A cerimónia terminará com a projeção do vídeo da semana de imersão linguística em Portugal, realizada no ano passado com alunos dos 7 aos 12 anos, que frequentam cursos de português em França.

Os participantes terão também a possibilidade de visitar a exposição sobre o Património Português valorizado pela UNESCO, presente numa das salas do teatro e de contemplar as pinturas sobre Portugal de Nathalie Afonso, artista local de origem portuguesa.

Em França, o ensino da língua portuguesa a cargo do Camões, I.P. é frequentado por cerca de 14.000 alunos nas Escolas do ensino básico, em 25 Secções internacionais e em 28 Associações. Estes cursos são cada vez mais frequentados por alunos de diferentes origens. Cada ano cerca de 900 alunos a partir de CM2, passam voluntariamente este exame de certificação organizado pelo Instituto Camões. Esta cerimónia oficial é uma forma de valorizar o nível de proficiência alcançado por estes alunos e de dar visibilidade ao prestígio da língua e cultura portuguesas.

A importância deste evento é significativa num momento em que o Governo francês, na reforma prevista para o “lycée” e o “baccalauréat” parece pôr em causa o ensino do Português. Considerada como língua rara não fará parte das áreas de especialidade do lycée criadas pela nova reforma, como salienta o Presidente da Association pour le Développement des Études Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie lusophones (ADEPBA), numa carta dirigida ao atual Ministro da Educação Nacional francesa, pedindo a integração da língua portuguesa nas áreas de especialidade.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
5.8
X