LusoJornal / Jorge Campos

Entrega de diplomas aos alunos de português no Consulado de Portugal em Lyon

No Consulado Geral de Portugal em Lyon foram entregues os diplomas de fim de ano, após exames, aos alunos de português que frequentam escolas e associações na região Rhône e do Ain. Foram entregues 31 diplomas nos níveis A1e B2.

A cerimónia teve lugar na presença do Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, do Maire de Montluel Romain Daubie, do Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima e da Coordenadora do ensino de português em França, Adelaide Cristóvão. As professoras Nair Ferreira, Filomena Roças e Catarina Martins foram felicitadas pelos resultados obtidos pelos alunos.

Eva Rodrigues recebeu o diploma A1 e disse ao LusoJornal que “aprender o português é primordial” para ela, pois o pai é português e quando vai de férias a Portugal gosta de poder exprimir-se com toda a família. “Hoje eu falo todos os dias português pois tenho uma amiga brasileira e então o português ajuda-nos a comunicarmos facilmente” explica. “A minha ambição será ir até Portugal e ai aprender uma profissão. Não sei ainda o quê, mas é a minha ambição”.

A família Rogério dos Santos estava também presente para aplaudir a filha Carolina dos Santos, de 15 anos, que também recebeu o seu diploma B2. “Eu faço todos os sábados cerca de 40 quilómetros, ir e vir, para levar a minha filha a Montluel, para ela assistir às aulas de português. E hoje estamos felizes pois vejo que ela aproveita bem o tempo e que há resultados. O meu filho Nicolas também seguiu este caminho e estou contente com o resultado. Eles gostam da língua portuguesa e as suas ambições será de mais tarde irem até Portugal” concluiu Rogério, à cabeça desta família que tem raízes em Leiria e em Fafe. Carolina dos Santos faz estudos para se inserir na indústria hoteleira e o irmão Nicolas está a preparar um BTS profissional em eletrotecnia.

O Cônsul Geral Luís Brito Câmara, aproveitou a cerimónia para felicitar todos os alunos e sublinhar a importância de aprenderem Português, “elemento essencial que define a nossa identidade nacional, a nossa História, Cultura e que é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 260 milhões de pessoas em quase todos os continentes”. Relembrou a este propósito que “o mundo lusófono constitui uma dimensão universal e global, bem como uma oportunidade profissional ímpar que pode ser bem aproveitada por todos os que falam português”.

No final foi oferecido um lanche pela associação de Montluel, representada pelo Presidente Marques e pela Secretária Maria do Céu Barros.