Entrega de diplomas de fim de ano escolar no Consulado-Geral de Portugal em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

No sábado passado, dia 19 de novembro, pelas 10h00 da manhã, o salão do Consulado-Geral de Portugal em Lyon acolheu os alunos que frequentaram os cursos de língua portuguesa nos níveis A1, A2 e B1, nas localidades de Montluel, Oyonnax, Belgarde, St. Genis e também Lyon. Os alunos estavam acompanhados pelos respetivos pais.

“Este ano, a entrega dos diplomas teve lugar um pouco mais cedo, mas o que conta é podermos continuar com estes cursos de língua portuguesa” disse Maria do Céu, membro da Associação Portuguesa de Montluel, que promove, há já longos anos, esta iniciativa na região do Ain (01), vizinha do Rhône-Alpes (69).

Este ano estavam também presentes três professoras: Filomena Roças que leciona em Belgrade e Oyonnax, Nair Ferreira em Montluel e Catarina Martins em dois bairros de Lyon (Lyon 7 e Lyon 2).

Os 17 alunos presentes receberam os seus diplomas de fim de ano, entregues pelo Cônsul-Geral de Portugal em Lyon André Cordeiro, pela Maire de Montluel Anne Fabiano e pela Adjunta da Coordenação do ensino português em França, Isabel Sebastião.

“É a primeira vez que venho a esta cerimónia, mas encontro esta iniciativa muito positiva para manter vivo o ensino da língua materna nas camadas jovens portuguesas” disse Anne Fabiano. “Eu conheço muito bem Maria da Luz Barros, o seu marido, e o Presidente da associação de Montluel, Filipe Marques, e sempre os encorajarei e ajudarei a realizarem este belo projeto no futuro”.

Três jovens com mais de 12 anos receberam o diploma B1 e B2 e declararam querer continuar a estudar a língua portuguesa. “Gosto muito e necessito de falar português para poder comunicar com a família e também ouvir a música portuguesa” disse Mariana Oliveira. “Comunicar em português, para mim é muito agradável e lindo, e assim até posso falar com os meus amigos de Portugal e tenho muito orgulho nisso” disseram em união Beatriz e Luana, alunas vindas de Oyonnax.

No final desta reunião foi oferecido um pequeno-almoço pela associação a todos os presentes. Este evento teve o apoio do Banco Santander Totta, com a presença do seu representante Pedro Morgado. Também estava presente o Conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito em Lyon, Manuel Cardia Lima.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]