LusoJornal / Jorge Campos

Escritor Carlos Ademar em Feyzin para falar do 25 de Abril

A Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF) organizou uma festa de aniversário do 25 de Abril convidando o escritor Carlos Ademar, que apresentou os seus últimos livros: «Memórias do Exílio» e «Na Vertigem da Traição».

A Sala de Conferências da Biblioteca de Feyzin (69), nos arredores de Lyon, acolheu cerca de meia centena de pessoas e no final Carlos Ademar autografou e dedicou os seus livros ao público.

Carlos Ademar é professor na Escola Judiciária. «Sempre aqui trabalhei, mas hoje estou no lado formação. Também tenho uma paixão que é a história e obtive um Mestrado nesta área». Enquanto autor, já escreveu oito livros, quatro histórico e quatro sobre a justiça.

«Para mim, o livro sobre Vítor Alves, a sua biografia, que eu tive o prazer de escrever, é uma boa referência do antes e depois do 25 de Abril. Nos meus dois últimos livros, as torturas e o sofrimento dos presos políticos, sob Salazar e Marcelo Caetano, são revelados, e não só, também a situação de exílio em países estrangeiros durante estes quarenta anos, vividos por centenas de Portugueses» revelou Carlos Ademar ao LusoJornal.

No final da conferência, a Associação ofereceu aos seus convidados um jantar de confraternização, onde as conversas sobre o 25 de Abril e sobre os livros de Carlos Ademar, puderam continuar em tertúlia muito animada.

A Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin vai agora organizar as Festas dos Santos Populares, o S. João a 12 de junho, com a animação do cantor João Vinagre, vindo da Madeira, e o Festival de folclore no dia 1 de julho, no Parque do Château de Feyzin.

«Vários projetos da nossa associação têm o apoio da Mairie de Feyzin, sobretudo os culturais. O último em data foi a vinda da companhia de teatro In Skene, que veio de Gondomar para apresentar a peça de teatro ‘La Ronde’» disse Pedro Cruz, Presidente da ACP de Feyzin.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]