Escritor Giuliano Da Empoli vence primeira edição do “Choix Goncourt du Portugal”

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O romance “Le Mage du Kremlin”, do escritor italo-suíço Giuliano Da Empoli foi o vencedor da primeira edição do ‘Choix Goncourt du Portugal’, que decorreu na quarta-feira ao final da tarde, em Lisboa.

A cerimónia de anúncio do vencedor teve lugar na Embaixada de França, no salão de música do Palácio de Santos, e foi presidida pelo escritor Tahar Ben Jelloun, membro da Academia Goncourt e vencedor deste prémio em 1987, ao lado da escritora Leila Slimani, vencedora da edição de 2016 e a viver atualmente em Portugal.

O ‘Choix Goncourt’, disseminado já por vários países, é uma iniciativa que permite a cada país avaliar os romances finalistas ao Prémio Goncourt e escolher o seu favorito.

Nesta que foi a primeira edição em Portugal, participaram oito estudantes de oito universidades portuguesas (Lisboa, Nova de Lisboa, Porto, Coimbra, Minho, Algarve, Aveiro e Madeira), que escolheram o romance de Giuliano Da Empoli, publicado em Portugal desde 2022, pela Gradiva, com o título “O Mago do Kremlin”.

Os romances em concurso foram, além do escolhido por Portugal, “Les Presque Soeurs”, de Cloé Korman, “Une somme humaine”, de Makenzy Orcel, e “Vivre vite”, de Brigitte Giraud, este último, vencedor do Goncourt e publicado este mês em Portugal pela Planeta.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]