LusoJornal / Jorge Campos

Estrelas do Minho: Festival de folclore português animou Vaulx-en-Velin

A associação portuguesa Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin (69), nos arredores de Lyon, organizou o seu 36° Festival de folclore no sábado passado, dia 9 de junho, no parque de estacionamento em frente da sede da coletividade, na avenida Franklin Roosevelt.

Participaram no festival cinco grupos folclóricos vindos de outras cidades: Flores de Portugal de Bron, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Mocidade do Minho de St. Maurice l’Exil, Juventude do Alto Minho de St Priest e Mocidade do Verde Minho de St. Martin d’Hères. A estes juntaram-se os dois grupos da casa: a fanfarra e o grupo de folclore Estrelas do Minho.

No final do dia, o grupo musical LM Show, vindo de Viana d Castelo propositadamente para este evento, animou o baile até altas horas da noite. O muito público presente transformou o recinto num verdadeiro arraial minhoto. Houve a possibilidade de comer no espaço da festa, com bacalhau assado, febras, churrasco durante todo o dia.

O folclore é a principal atividade da associação Estrelas do Minho. «Contamos com perto de setenta pessoas que participam não só no folclore, mas também na fanfarra como músicos. Durante a semana e também aos sábados e domingos, temos os ensaios onde preparamos os nossos cantares e as danças da região do Minho, de onde é oriunda a maior parte dos nossos elementos» explica Carol, membro da Direção da associação. «Para este ano temos ainda agendadas saídas até outubro, onde estamos convidados a participar em festivais de folclore e outras manifestações populares».

A apresentação do Festival esteve a encargo da equipa da rádio Plurielle, do programa em português «Raízes», que acompanha a Comunidade portuguesa da região.