LusoJornal / Jorge Campos

Eve Savanah, a cantora lusodescendente que se inspirou de Piaf, Amália e Linda de Suza

Sandra do Couto, aliás Eve Savanah, nasceu em Lyon no início dos anos noventa. É lusodescendente e reside em Miribel (69), nos arredores de Lyon. Muito jovem descobriu o amor pela música. Frequentou escolas de piano e o Conservatório de Música de Lyon.

Os pais de Sandra do Couto vieram da Póvoa de Lanhoso, perto de Braga, nos anos 70, com o objetivo de se fixarem nesta região, durante a vaga de emigração que trouxe milhares de Portugueses para França.

Eve Savanah – o nome artístico que adotou – é autora e compositora. «Faço os meus arranjos ao piano e com o Thomas Delarceu, que também é músico, finalizamos as criações».

«O que me fascinou na música – e desde ai passou a ser como uma segunda natureza para mim – foi ouvir cantar Piaf, Amália Rodrigues e Linda de Suza naquela época, elas despertaram em mim este desejo de cantar e de criar canções» contou ao LusoJornal. «O meu estilo é o romantismo, mas também viajo muito no ‘Glamour’. As minhas criações também falam de fé e de amor» confessou Eve Savanah. «Eu comecei verdadeiramente a cantar em festas de família e em outras ocasiões, quando tinha apenas oito anos de idade».

Eve Savanah já participou em programas de televisão em Portugal – na RTP1 e no Porto Porto – e na TLM em Lyon, mas assume que não vive só da música. «Tenho três filhos e a minha verdadeira profissão é contabilista. Mas a maior parte do meu tempo é para cantar e fazer espetáculos».

A cantora lusodescendente já escreveu e compôs cerca de 25 temas e editou um CD com doze canções, ao qual chamou «Glamorosa», que em breve estará à venda nas bancas.

Na região de Lyon e no estrangeiro, Eve Savanah foi convidada para cantar em salas de espetáculos e em Pianos-Bar a partir dos 15 anos de idade e afirma que foi sempre muito aplaudida pelo público que rapidamente captou e fidelizou.

No início retomava canções de outros artistas, mas pouco a pouco optou mais pelo seu registo pessoal. São canções escritas em português ou em francês, duas línguas que domina totalmente, com um «lindo pequeno sotaque» quando canta em português, que não deixa o público indiferente ao charme.

A artista tem uma página nas redes sociais – Savanah Eve – onde vai divulgando canções, contactos e agenda de concertos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]