Exposição «1940, l’exil pour la vie» do Comité Sousa Mendes chega em abril à Casa de Portugal André de Gouveia

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

O Comité Aristides de Sousa Mendes vai organizar, entre os dias 9 e 29 de abril, na Casa de Portugal André de Gouveia, na Cidade universitária internacional de Paris, a exposição «1940, l’exil pour la vie» concebida pelos historiadores Marie-Christine Volovitch-Tavares, Cláudia Ninhos e Victor Pereira.

A exposição foi criada pelo Comité Sousa Mendes, nos Archives départementales de la Gironde, em Bordeaux e esta é a versão itinerante que o Comité fai fazer circular.

A inauguração da exposição vai ter lugar no sábado, dia 9 de abril, a partir das 14h30.

Nesse mesmo dia 9 de abril, será projetado o filme «L’héritage d’Aristides», às 15h30, na presença do realizador Patrick Séraudie. O filme foi produzido pela Pyramide production, com o apoio do Comité Sousa Mendes.

Finalmente, às 17h00, vai ter lugar, sempre na Casa de Portugal, uma conferência intitulada «Vers la liberté» proferida pelo Vice-Presidente do Comité Sousa Mendes, Manuel Dias, moderada pelo jornalista Carlos Pereira, Diretor do LusoJornal, sobre o êxodo de 1940 e o ato heroico de Aristides de Sousa Mendes, Cônsul de Portugal em Bordeaux entre 1939 e 1940, quando começou a II Guerra mundial.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]