Exposição de Alex Gozblau na Casa de Portugal André de Gouveia

A Casa de Portugal André de Gouveia, na Cidade Internacional Universitária de Paris, recebe a exposição do ilustrador português Alex Gozblau, de 28 de março a 4 de abril.

O artista plástico nasceu na Itália em 1971 e reside atualmente no Porto e trabalha para, entre outros suportes, a imprensa, a edição, a animação, a banda desenhada e o teatro.

Sendo de salientar a ilustração do livro «Aristides de Sousa Mendes, um homem de coragem», da coleção Grandes Vidas Portuguesas, uma coedição de 2015 de Pato Lógico e Imprensa Nacional.

Serão exibidas, na Casa de Portugal, ilustrações de imprensa, obras literárias, o seu trabalho de ilustração de capas de livros, alguns dos quais publicados nas edições Chandeigne, editora radicada em Paris, e que serão exibidas pela primeira vez em França.

A inauguração da exposição começa com uma leitura ilustrada, quarta-feira, dia 28 de março, às 19h30. No programa está também prevista uma visita comentada da exposição pelo artista, seguida de uma leitura ilustrada de dois contos Da família de Valério Romão e dos célebres Contos da Montanha de Miguel Torga, pela companhia de teatro Cá & Lá.

Esta exposição é realizada em parceria com a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris Nanterre, assim como com a Universidade Vincennes-Saint-Denis (Paris VIII), com as Edições Chandeigne e insere-se no âmbito do Festival Raccord(s) 2018.

Haverá uma abertura especial ao público, na quarta-feira dia 4 de abril, às 19h30, como parte do projeto Art-Hop-Polis. Projeto este que conta com várias exposições acessíveis nas outras Casas da Cidade Universitária, como a Fundação dos Estados Unidos, a Fundação Biermans-Lapôtre, o Colégio de Espanha, a Casa dos Estudantes Suecos, a Casa de Portugal, a Casa do Líbano, o Teatro da Cidade Internacional e a Casa da Tunísia.

Alex Gozblau dará igualmente uma Masterclass, aberta a todos, na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, no dia 27 de março, das 18h30 às 20h00, no quadro da Exposição Coral – um livro, uma capa – 23 ilustradores portugueses, que está patente desde o dia 19 de março até ao dia 13 de abril.

A entrada é livre e gratuita no limite dos lugares disponíveis.

 

Maison du Portugal André de Gouveia

Cité Internationale Universitaire de Paris

7 P boulevard Jourdan

75014 Paris

Infos: 01.40.79.02.40

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]