Exposição de Aube Breton Elléouet numa galeria de Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

Uma série de colagens compõe a exposição “Intrusion”, da artista plástica francesa Aube Breton Elléouet, que é inaugurada este sábado, na livraria-galeria Tinta nos Nervos, em Lisboa.

De acordo com a Tinta nos Nervos, a exposição tem curadoria de Jean-Michel Albert e Fernando Ribeiro, e reúne cerca de vinte obras, com colagens de pendor surrealista, datadas desde meados dos anos de 1990 até 2021.

“Aube Breton Elléouet convida-nos a entrar nesse mundo em estereoscópio, de planos múltiplos, imagens surrealistas e histórias imaginárias, de uma naturalidade impressionante. (…) As obras escolhidas falam-nos, com pertinência e sentido de humor, sobre a vida, a nossa relação com o universo, a natureza e o feminino e – com particular densidade, mas de uma forma muito pura – do amor e das relações humanas”, afirmam os curadores em nota de imprensa.

Aube Breton Elléouet, atualmente com 85 anos, carrega no nome o passado de duas figuras ligadas às artes em França: o pai era o poeta André Breton, autor do “Manifesto do Surrealismo”, e, a mãe, a pintora Jacqueline Lamba.

Nascida em Paris, em 1935, Aube Breton Elléouet expôs pela primeira vez em nome próprio em 1977 e a sua obra está representada em várias coleções internacionais.

Segundo a Tinta nos Nervos, Aube Breton Elléouet desenvolveu “um corpo de trabalho herdeiro de um universo referencial claramente surrealista, tanto pelas temáticas abordadas, como pelo manejo da técnica e consequente atmosfera poética e onírica traduzida em cada imagem”.

Os curadores da exposição em Lisboa consideram que a obra de Aube Breton Elléouet é também uma “constante homenagem às mulheres artistas”, em particular as que marcaram o seu percurso, como a mãe e as artistas Dora Maar e Frida Kahlo.

“Intrusion – Collages” ficará patente na Tinta nos Nervos até 28 de maio.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]