LusoJornal | Jorge Campos

Exposição de pintura no Consulado português em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

Está patente ao público até esta sexta-feira, dia 8 de julho, a exposição “Expressões de sentimentos” da pintora portuguesa Maria de Lurdes Ribeiro dos Santos no salão do Consulado-Geral de Portugal em Lyon.

“É a primeira vez que exponho as minhas pinturas e trabalhos de croché. São quadros que eu pintei em vários momentos da minha vida e que exprimem esses mesmos momentos, uns felizes e outros menos felizes” explica a pintora ao LusoJornal. “São pinturas a guache e a acrílico. Eu sou autodidata e então não sigo nenhuma técnica de pintura em particular. Pinto segundo a minha inspiração. Os pincéis são guiados pela minha mão e espalham as cores na tela dando este resultado com cores vivas e quentes”.

Natural do concelho de Alijó, no distrito de Vila Real, Maria de Lurdes emigrou nos anos 70 e veio para Lyon com a intenção de fazer alguns estudos, mas rapidamente a solução encontrada foi a de começar a trabalhar, e estudar seria… para mais tarde. Seguiu ainda algumas formações de secretariado, em paralelo com o emprego e nos anos 90 começou a pintar. Conta agora com um importante espólio de quadros e obras em croché.

Quando o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, tomou conhecimento do trabalho da artista, acolheu positivamente a proposta de expôr uma parte da sua obra nas instalações consulares. A exposição começou no dia 27 de junho, e foi inaugurada no dia 1 de julho, na presença da pintora, de vários dos seus amigos, do Cônsul-Geral André Sobral Cordeiro e de alguns dos funcionários do posto consular.

“Agradecemos muito a Maria de Lurdes pois esta exposição veio trazer uma nota de cores vivas a este espaço do Consulado e estão a ser muito apreciadas pelos utentes deste posto, que comentam muito positivamente esta iniciativa” disse André Sobral Cordeiro.

A exposição pode ser visitada apenas durante as horas de abertura do Consulado ao público, das 8h00 às 14h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]