Fotografia: Exposições da lusodescendente Julia Dupont em Paris e no Porto

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A artista francesa de origem portuguesa Julia Dupont, nascida em 1990, que vive e trabalha entre França e Portugal inaugurou ontem à noite uma exposição coletiva intitulada “De Rendez-vous en Rendez-vous” na Galerie du Haut-Pavé, em Paris e vai apresentar a sua primeira exposição individual em Portugal, “L’étreinte du silence” de 19 de setembro a 28 de outubro na Galeria Pedro Oliveira, no Porto.

Em Paris a exposição está patente ao público a partir desta quarta-feira, dia 13 de setembro, até 24 de setembro. Para além Julia Dupont, estão expostos trabalhos de Tamaris Borrelly, Lydie Chamaret, Danaé Monseigny, Jeanne Rimbert e Juliette Vivier.

“O seu trabalho fotográfico concentra-se em espaços arquitetónicos e paisagísticos, como projeções materiais de um mundo interior. Nas suas fotografias, fragmentos de espaços atravessados pelo tempo, ela desenha as suas sensações durante o seu contacto prolongado com formas construídas, objetos e suas histórias. Uma presença difusa e persistente, como um leitmotiv, volta entre as suas imagens, a da luz, que faz com que as suas imagens tendam para o silêncio e a abstração” escreve o crítico de arte Marc Lenot.

Para a exposição “L’étreinte du silence” (‘O abraço do silêncio’) na Galeria Pedro Oliveira, Julia Dupont apresenta um conjunto de fotografias da série “Surfaces profondes”, bem como um novo políptico. “Estas obras colocam-nos em presença de aparições e de apreensões luminosas encontradas em arquitecturas contemporâneas ou antigas, eruditas ou vernáculas, e a sua metamorfose sob a incidência do sol e do seu pendente, a sombra”.

A exposição vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 16 de setembro, às 16h00, e faz parte do programa do Festival MaisFRANÇA, organizado pelo Instituto Francês de Portugal.

Julia Dupont tem uma outra atualidade: uma das suas fotos, “Surfaces profondes #9” é a foto de capa do programa de teatro, dança, exposições e eventos do “100 ECS, Paris”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]