Fadista Tereza de Carvalho com novo vídeoclip: “Amantes”

FadistaTereza Carvalho - Amantes .

O novo vídeo clip do novo single “Amantes” de Tereza de Carvalho está a ser atualmente promovido em França. O lançamento do vídeo teve lugar aquando do desfile da marca Coeur d’Elsa num barco em Paris, em finais de maio.

Filmado em São Paulo, em abril, e gravado em Paris, Tereza de Carvalho escreveu este tema que ilustra o fado tradicional que tanto gosta de cantar. “Fala de uma mulher apaixonada por um homem e que um dia acorda sozinha e vai tentar superar as dificuldades no seu dia a dia. Uma nova luta, um novo fado”, começou por explicar ao LusoJornal.

A cantora define-se como uma “amaliana a 100%” de alma e coração.

Natural de Romeu, em Macedo de Cavaleiros, e tendo vivido em Chaves, no norte de Portugal, foi alvo de críticas por cantar fado. “Como se o fado não tivesse alma portuguesa e como eu não pudesse cantar fado porque sou do norte e não de Lisboa”!

Desde pequena ouvia cantar fado e a sua avó materna transmitiu-lhe essa paixão. Integra aos 12 anos, um grupo “Fado Nostrum” com o qual vai atuar em diversos sítios.

E em 2014 decide instalar-se na região parisiense onde a sua vida volta a recomeçar e nada melhor do que editar um álbum para divulgar o seu trabalho musical. “Almas” foi um primeiro CD promocional, feito em janeiro de 2015 e rapidamente vai colher os seus frutos, com uma agenda cada vez mais preenchida. “Quando cheguei, mal sabia falar a língua e não conhecia ninguém. Era para mim a melhor maneira de me dar a conhecer e de ir ao encontro das pessoas”, recordou ao LusoJornal.

Formada em Arte e design, Tereza de Carvalho abriu a sua empresa em restauração e decoração de interior juntamente com o marido. Mas a música continua a ocupar uma grande parte do seu tempo e quem sabe um dia conseguirá viver dos seus fados. “Adoro cantar o fado tradicional e o meu objetivo é subir em vários palcos em países diferentes e levar a minha música o mais longe possível”. Contudo acrescentou que prefer vestir uma roupa moderna em palco mas que poderá vir também a mudar um dia.

Recentemente esteve em Zurique para um grande espetáculo, e tem percorrido a França geralmente com os seus músicos habituais: Lino Ribeiro na guitarra portuguesa e Vítor do Carmo na viola de fado. “O meu objetivo mesmo é atingir as Comunidades portuguesas no estrangeiro a começar aqui em França”. Consciente de que Portugal já tem o seu lote de fadistas, espera poder vingar profissionalmente fora do país. A sua voz doce e forte ao mesmo tempo, já convenceram o seu público cada vez maior.

No final do ano espera editar o seu próximo álbum, para o qual já começou a trabalhar no papel.

Após umas férias de verão bem merecidas, a cantora subirá aos palcos franceses com várias datas já marcadas para setembro. A começar pelo dia 15 de setembro, no restaurante Saudade, em Versailles, ou ainda em Lyon no final do mês e espera também promover este último single em Portugal com alguns encontros já marcados em rádios e televisões.