Fado à Mesa: Céline e Vítor Fernandes criaram uma tasca portuguesa moderna em Dijon

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Há cerca de 7 anos, o casal Céline e Vítor Fernandes lançou a ideia do “Fado à Mesa”, uma tasca portuguesa em Dijon e agora lança-se numa outra aventura com a compra de um novo espaço, também em Dijon, de venda de produtos portugueses.

Céline Fernandes é francesa, cresceu em Marseille e foi para Dijon terminar um curso de gestão de recursos humanos. Só que… conheceu Vítor Fernandes e já não regressou a Marseille. Paralelamente, apaixonou-se também pela cultura e pela língua portuguesa.

Numa entrevista-vídeo ao LusoJornal conduzida por Sylvie das Dores, Céline Fernandes explica que começou a carreira profissional num serviço de recursos humanos e depois enquanto chefe de projetos numa organização sindical dedicada às empresas de construção civil. Por seu lado, Vítor Fernandes tinha uma formação e uma experiência profissional no ramo da restauração.

“Quando fundamos a nossa família, ele queria criar qualquer coisa, por exemplo um bar temático, até podia não ter nada a ver com Portugal, mas pouco a pouco a ideia fez o seu caminho e decidimos valorizar as suas raízes” explicou Céline Fernandes ao LusoJornal. “Ele trazia o ‘fundo’ e eu trazia a ‘forma’. Antes mesmo de criarmos a empresa, havia já uma complementaridade”.

Em 2012 o casal visitou Lisboa. “Já tínhamos muitas ideias sobre a empresa que queríamos criar, mas houve um verdadeiro ‘declique’ em Lisboa, aquela elegância e a cultura gourmet, ligando o tradicional e a modernidade. Achámos que era assim, era isso que nós queríamos fazer e foi isso que nós fizemos” conta a empresária.

“Quando estamos em Portugal, o acolhimento é autêntico, os Portugueses têm um carinho particular para com as pessoas que visitam o país. Nós queremos mostrar essa abertura, queremos prestar homenagem a este povo que é caloroso” diz Céline Fernandes ao LusoJornal. “Quando nós falamos com os nossos clientes turistas, eles dizem-nos que é um acolhimento autêntico”.

O Fado esteve desde sempre no ADN do “Fado à Mesa”, para fazer descobrir esta música urbana aos clientes, mas também para responder aos muitos turistas que vão de férias a Portugal e que vêm de lá a gostar de Fado. “Portugal é um dos países europeus mais visitados pelos Franceses e as pessoas querem continuar a ouvir Fado aqui em França” diz Céline Fernandes. Mesmo se o espaço é pequeno: em serões de Fado pode acolher apenas cerca de 30 pessoas.

No dia 8 de outubro foi lá cantar o grupo “Fado Clandestino”, com a cantora Lizzie, uma francesa que também se apaixonou por Portugal e pelo Fado. No próximo dia 13 de novembro, a convidada é a jovem fadista Tânia Raquel Caetano, que já foi a Dijon cantar no “Fado à Mesa”. “Os músicos que vêm cá são todos profissionais, trabalham em ligação com a Academia do Fado de Paris, é uma rede de artistas experientes que vivem da música” confirma.

Mas Céline Fernandes diz que o “Fado à Mesa” não é um restaurante, apesar de ter um prato do dia com especialidades portuguesas ao meio-dia e petiscos à noite. “Em França gostamos de classificar os estabelecimentos em restaurantes, bares, cafés ou salões de chá. Nós queremos ser uma Tasca, no fundo é uma mistura de tudo isso”. A decoração é agradável, os produtos são de qualidade.

A nova “épicerie” que o casal comprou situa-se nos Halles de Dijon, num edifício classificado, em pleno centro da cidade. Compraram a um casal espanhol, que já vendia produtos portuguesas, do bacalhau ao vinho do Porto. “É o mais pequeno comércio de Dijon” garante Céline Fernandes ao LusoJornal. “Nós passávamos ali e pensávamos logo em Portugal. É um pouco como aquelas lojas de Lisboa e do Porto. Afinal conseguimos comprá-lo. O nosso objetivo não é ter coisas grandes, não queremos ter uma grande sala, preferimos o lado intimista, a proximidade de falar e de passar tempo com os nossos clientes, transmitir-lhes a nossa paixão por Portugal”.

Ver a entrevista AQUI.

 

Fado à Mesa

83 rue Jean Jacques Rousseau

21000 Dijon

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]