Família Andrade venceu 24 horas TT de Fronteira

Já lá vão seis triunfos para a família Andrade. A equipa luso-francesa composta por Alexandre Andrade e três franceses – Cédric Duplé, Yann Morize e Alexandre Beaujon – acabou por vencer a edição 2018 das 24 Horas TT de Fronteira, em Portugal.

«Foi uma corrida perfeita. Não tivemos problemas mecânicos. Andámos com um ritmo superior aos outros e funcionou. No final, estamos aqui em primeiro. Estar mais de 20 horas na frente é muito bom porque é mais fácil de gerir a prova», explicou Alexandre Andrade ao website da prova.

Foram 21 das 24 horas na frente da prova. O ‘Team Andrade’ dominou por completo a corrida, terminando à frente da equipa proveniente da Letónia, vencedora no ano passado, composta por Igor Skoks, Rudolfs Skoks e Arvis Pikis.

De notar que no terceiro lugar na prova portuguesa ficou um quarteto francês composto por Gilles Billaut, Philippe Boutron, Antoine Galland e Gonzalez Richard.

Team Andrade com 6 triunfos

Recorde-se que não é o primeiro triunfo desta equipa luso-francesa. Tudo começou em 2004 quando a equipa liderada por Mário Andrade, pai, e na qual estava Alexandre Andrade, filho, venceram pela primeira vez com um Renault Clio.

Em 2007, novo triunfo para Mário e Alexandre Andrade, sempre com um Renault Clio e com dois pilotos franceses – Gerard Moncé (que fabricou o protótipo) e Stéphane Barbry – que também estavam presentes em 2004.

Em 2009, a família Andrade arrecada um terceiro triunfo, desta vez contando com Stéphane Barbry e Georges Lansac.

O ano de 2011 foi algo diferente visto que Mário Andrade venceu a prova mas sem o filho nos participantes. A equipa estava composta com os Portugueses Carlos Sousa e Francisco Pita, e o Francês Cédric Duplé.

2014, ano marcante não pelo triunfo, visto que a família Andrade terminou no segundo lugar, mas sobretudo porque foi a última edição em que Mário Andrade participou, deixando o seu filho como líder da equipa.

Em 2016 foi o primeiro triunfo de Alexandre Andrade que competiu com um trio francês composto por Cédric Duplé, Yann Morize e Thomas Morize, sendo também a primeira vitória ao volante do AC Nissan Proto.

A família Andrade continua a dominar a prova portuguesa, agora apenas com Alexandre Andrade como piloto, mas contando com Mário Andrade na estrutura da equipa. Seis triunfos em 21 edições e os recordes podem continuar a ser batidos. É a equipa com mais triunfos nesta prova das AFN 24 Horas de Vila de Fronteira.

Os Andrade são empresários, com negócio no mercado abastecedor de Rungis.