FC Porto Campeão: Pequeno grupo de adeptos juntou-se nos Champs Elysées

Alguns adeptos com bandeiras e cachecóis azuis e brancos foram até à Avenida dos Campos Elísios, em Paris, para festejar o título de Campeão português de futebol do FC Porto.

Eram «poucos mas bons», repetiram os cerca de 20 Portugueses com cachecóis e bandeiras do FC Porto, reunidos perto do Arco do Triunfo, depois de terem deixado o café onde viram o jogo contra o Feirense e de terem percorrido algumas ruas de Paris a buzinar e a entoar alguns cânticos.

A noite começou no café «Le Petit Marquis», no 17º bairro da capital francesa, onde o grupo se juntou para ver o jogo em que os «dragões» ergueram o troféu de campeões da edição 2017/18 da I Liga.

Ainda que o Campeonato tenha ficado decidido no sábado, com o empate entre o Sporting e o Benfica, estes adeptos preferiram festejar ontem, dia do «título justo», explicou Otílio Sousa, a viver em França há 23 anos.

«Para mim, o título ontem [sábado] foi oferecido, o título justo é hoje. Sabe melhor hoje. A festa é nos Champs Elysées que é onde todos se encontram, é a Avenida dos Aliados», afirmou, a sorrir, o português de 44 anos.

«Poucos mas bons» foi também a frase escolhida por André Peixoto, de 19 anos, para descrever o pequeno grupo, acrescentando que a celebração é nos Campos Elísios porque é «o salão de festas» para onde foi quando Portugal foi Campeão europeu de futebol.

Vestido a rigor e com uma moto decorada com dois cachecóis e uma bandeira do FCP, Fábio Moutinho, de 30 anos, também foi para a Avenida dos Campos Elísios «para fazer a festa» já que não se pode juntar à festa no Porto, onde nasceu e que trocou por França há seis anos.

Também Pedro Feijó, que nasceu «à beira do Estádio do Dragão» há 40 anos, escolheu ir festejar o título junto ao Arco do Triunfo onde celebrou o triunfo da Seleção no Euro2016. «Sou portista de raça. Este Campeonato era merecido para nós. Gostava mais de estar no Porto, mas como não posso, vamos fazer a festa aqui em Paris», afirmou o português de 40 anos.

André Esteves nasceu em Paris, há 20 anos, e ainda que o clube francês que apoie seja o Paris Saint Germain, o seu clube de sempre é o FC Porto e só se desloca aos Campos Elísios para festejar o título dos «dragões» e não o faz para celebrar os títulos do PSG.

Questionado porque decidiu festejar ontem, domingo, e não este sábado, o lusodescendente justificou que «hoje é que era o dia do jogo do Porto», no qual recebeu o troféu no Estádio do Dragão, pelo que não ia «estar à espera que o Benfica empatasse com o Sporting, estava à espera que o Porto ganhasse em casa».

O FC Porto sagrou-se, no sábado, Campeão português de futebol pela 28ª vez e ontem venceu o Feirense por 2-1.

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]