LusoJornal / Jorge Campos

FC Porto no Torneio internacional de futebol U15 de Neuville-sur-Sâone

No fim de semana de Pentecostes, o club de futebol de Neuville organiza o seu 31° Torneio internacional de futebol “Challenge Piana” (U15). Neste Torneio estiveram presentes vários clubes estrangeiros como a Atlético de Madrid, HJK Helsinki, Manchester United e o FC Porto.

Várias equipas portuguesas já participaram ao longo dos anos, neste Torneio. A primeira foi o Tirsense, e quem já ganhou este Torneio foi o FC Porto em 2011.

Este ano, o padrinho do Torneio foi o jogador internacional Bernard Lacombe, hoje dirigente da equipa do Lyon OL.

Bernard Lacombe fez carreira no OL, tendo sido Campeão nacional várias vezes e representou a França em vários jogos internacionais.

Este ano a equipa portuguesa convidada foi a do Centro de Formação do FC Porto, mas no escalão U13/14. Após o sorteio, o FC Porto ficou na «Poule C» e defrontou nesta fase de eliminatórias, o Paris Saint Germain, o St Priest e o CS Neuvillois. Os encontros tiveram início no sábado, dia 20 de maio, e terminaram na segunda-feira, dia 22.

Os vencedores desta 31a edição do Torneio foram o Montpellier (1°), o Dijon (2°), o Nice (3°), o Atlético de Madrid (4°) e o PSG (5°).

O FC Porto ficou em 9° lugar com duas vitórias, uma derrota e um empate.

O staff que acompanhou a equipa portuguesa era Francisco Teixeira, Sérgio Ferreira, Álvaro Silva, Duarte Miranda, Pedro Dias e Carolina Semedo. Os jogadores eram Kiko, Macedo, Diogo, Esteves, Vítor, Fábio, António, Daniel, entre outros.

«A nossa equipa neste Torneio, temos que o dizer, não estava no seu lugar, pois fisicamente inferior e também com idades de doze a quatorze anos. Estes resultados são realistas pois não éramos competitivos mesmo se alcançámos vitórias. A nossa equipa de U15 estava a jogar em outra competição e não podia estar aqui, estou convicto que os resultados seriam totalmente diferentes» disse ao LusoJornal Francisco Teixeira, o «Team Menager» U12/14.

«A nossa preocupação no FC Porto com estes jovens, é que eles se construam fisicamente e psicologicamente, pois aos 14 anos é onde se operam muitas mudanças nos jovens» disse por seu lado o Treinador Sérgio Ferreira. «O facto de jogarem contra mais fortes é bom, pois assim eles vão ter que superar dificuldades, mas que os ajudará mais tarde. Vários departamentos estão conectados para que assim aconteça. Temos cerca de 40 jovens e hoje aqui estão 17. Agradecemos também o calor humano como fomos recebidos pela Comunidade portuguesa».

«A Comunidade portuguesa tem sempre ajudado esta organização, onde o voluntariado é muito apreciado. Um dos principais patrocinadores de Torneio é a Caixa Geral de Depósitos e várias empresas de construção portuguesas residentes em Neuville» disse ao LusoJornal Gilles Magal, organizador do Torneio.

«Estiveram sempre presentes os responsáveis desta instituição bancária nas cerimónias oficiais, assim como o representante da Comunidade portuguesa na região Auvergne-Rhône-Alpes, Manuel Cardia Lima, e vários representantes associativos de Neuville. Tivemos bom tempo, o que ajudou na presença de muito público nestes três dias» concluiu Gilles Magat.