Felipe Saad

Felipe Saad: «Convido todos os lusófonos para assistir ao Clássico Porto-Sporting»

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O canal francês RMC Sport vai difundir o Clássico FC Porto-Sporting CP em português, isto além dos comentários em francês.

Pela segunda vez, após o jogo entre o Sporting CP e o SL Benfica, a RMC Sport vai produzir e difundir o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal.

Os comentários vão ser realizados pelo comentador luso-francês Nicolas Vilas e pelo antigo jogador brasileiro Felipe Saad (foto).

O LusoJornal falou com Felipe Saad, antigo jogador que passou pelo Guingamp, pelo Evian TG, pelo AC Ajaccio, pelo Caen, pelo Strasbourg, pelo Lorient, e pelo Paris FC.

O Clássico do futebol português, FC Porto-Sporting CP, decorre neste sábado 27 de Fevereiro no Estádio do Dragão pelas 21h30, hora de Paris.

O jogo vai ser comentado em português para toda a comunidade lusófona de França?

Eu convido todos os lusófonos a estarem presentes à frente da televisão para ouvir os nossos comentários em português. Somos todos irmãos. A língua portuguesa nos reúne a todos. A ideia da RMC foi muito boa e muito original, acho que nunca foi feito em França com comentários produzidos em território francês. É a sorte que temos de ter os direitos do campeonato português. Neste sábado temos o Clássico entre o Porto e o Sporting e espero que também vamos ter o Clássico entre o Benfica e o Porto mais tarde na temporada, seria muito bom. Espero que todas as comunidades lusófonas possam estar presentes: Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. É uma experiência incrível e se houver muito público, se houver pedidos, porque não um dia dar também a ideia de comentar um jogo do FC Porto na Liga dos Campeões em português? Se o Porto ultrapassar a Juventus nos oitavos-de-final.

Em que canal da RMC Sport vai ser difundido?

Os comentários em francês vão ser difundidos na RMC Sport 2, isto enquanto os nossos comentários em português vão ser na RMC Sport Live 5.

Como nasceu essa ideia?

Nasceu com uma piada. Estávamos a brincar na redação com o Nicolas Vilas que podíamos fazer os comentários em português e que ninguém ia nos entender, isso ia ser engraçado. Uma pessoa da redação ouviu essa piada, a informação foi subindo e surgiu então a ideia de fazer a partir de Paris os comentários em português. O primeiro jogo foi o Sporting CP-SL Benfica e tivemos muitas boas reações proveniente das redes sociais após os comentários que fizemos o Nicolas Vilas e eu. Muita gente assistiu e até franceses que não entendiam mas acharam engraçado o comentário na língua de origem do campeonato. O jogo não foi tão bom dentro do campo, 1-0 para o Sporting, mas eu e Nicolas Vilas ficamos muito felizes, bem como a comunidade lusófona de Paris e da França inteira. As pessoas continuaram a pedir comentários em português e vamos então renovar essas experiências neste sábado a partir das 21h15.

Para o Felipe é mais fácil comentar em português?

Realmente é mais relaxante para mim comentar em português. A cabeça explode um pouco menos que se tivesse de comentar em francês. O francês não é a minha língua materna apesar de já estar aqui há quase 14 anos. Em português eu falo sem pensar, tenho mais referências e posso fazer piadas, brincadeiras, com o Nicolas Vilas. O que é engraçado é que ele tem o português de Portugal e eu o português do Brasil. De vez em quando há pessoas que podem não entender o que eu digo, mas depois eu explico na antena. No jogo precedente eu expliquei o que queria dizer com ‘Ninho da Coruja’, que é a ‘lucarne’ em francês. Depois eu vou dizer ‘goleiro’ e o Nicolas vai dizer ‘guarda-redes’, são alguns exemplos de diferenças. São comentários dinâmicos. Foi muito bom e espero que as pessoas continuem a gostar.

Imaginava ser comentador no pós-carreira?

Foi algo que sempre me interessou poder participar na transmissão dos jogos. Eu já tinha tido essa experiência noutras alturas, quando ainda era jogador, na BeIN Sports e no Canal +, e também noutros meios de comunicação durante o último Mundial com o Libération ou o Express. Fiz crônicas. A minha irmã também é jornalista de formação, trabalha como jornalista no Brasil. É um ambiente que eu gosto e eu estou a divertir-me imenso depois da minha carreira de futebolista.

Então era já um desejo seguir esta via?

Sempre pensei. Há um ano e meio eu comentei a final da Taça Libertadores entre o Flamengo e o River Plate, e foi uma experiência muito boa no Canal + na altura. Depois foi o Laurent Salvaudon, que agora está na RMC, que me chamou. Eu sempre quis ter esta experiência e eu a gostar cada vez mais. Eu tenho comentado a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga inglesa, além dos comentários agora em português da Liga portuguesa.

Sobre o jogo, o que podemos dizer? O Sporting Clube de Portugal tem dez pontos de vantagem em relação ao FC Porto…

É quase uma final. O Sporting CP está a fazer uma temporada extraordinária com um treinador tão jovem e que certamente vai ser muito procurado pelos grandes clubes europeus no próximo mercado de transferências. Ele está a provar que tem muitas qualidades. Estamos a entrar no mês de Março, apenas, mas se o Sporting vencer esse Clássico, vai colocar uma grande opção no título de Campeão de Portugal. Os lisboetas misturam os jovens com a experiência, é muito interessante. Eles têm tudo para fazer um grande campeonato. Mas também sabemos a força que tem o FC Porto. O FC Porto é um dos clubes mais importantes do continente europeu visto que já venceu a Liga dos Campeões. A experiência dos portuenses neste tipo de jogos pode ser importante. Vai ser um grande jogo a seguir na RMC Sport.

 

FC Porto-Sporting CP

O líder da liga portuguesa de futebol, o Sporting CP, desloca-se ao terreno do segundo classificado, o FC Porto. Um duelo importante na luta pelo título de Campeão de Portugal.

Os portuenses estão atualmente com 44 pontos, a dez dos lisboetas. Uma derrota dos dragões permitiria aos leoninos contarem com 13 pontos de vantagem. Um triunfo dos portistas diminuiria a distância para o primeiro lugar que se fixaria em 7 pontos.

Eis as consequências e a importância deste encontro entre os dois primeiros classificados na luta pelo título, sendo que o FC Porto é o atual detentor do troféu.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]