LusoJornal | Jorge Campos

Festa da Primeira Comunhão e Profissão de Fé na Pastoral portuguesa de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No domingo dia 20 de junho, pelas 11h00, foi celebrada a Eucaristia dominical em português na Paróquia de St. Foy-lès-Lyon (69). Cerca de três dezenas de crianças que frequentam a catequese puderam receber o sacramento da Primeira Comunhão, e renovaram os votos cristãos da Profissão de Fé.

Entre eles estavam as crianças da Paróquia da Nativité, em Villeurbanne, onde funciona um dos polos da catequese da Pastoral portuguesa. O Capelão da Comunidade, Padre Eric Besson, reuniu nesta celebração os três polos da Comunidade católica portuguesa em Lyon: Natividade, St. Bruno e St. Luc. Estava reunida nesse domingo uma assembleia com cerca de 300 pessoas na igreja de St. Luc. A celebração foi animada pelos dois grupos corais da Comunidade que se reuniram neste dia.

Foi também a última celebração em português antes das férias grandes.

O calendário das missas está em preparação para 2020/2021, mas no polo oeste, a partir de setembro próximo, as celebrações Eucarísticas só terão lugar na Paróquia de Ste. Anne de Menival, pois em St Luc, duas igrejas desta paróquia estarão em obras, e não haverá mais espaço para a Comunidade portuguesa continuar a sua obra de evangelização, de encontros pastorais e de celebrações.

A Comunidade espera uma proposta de locais vinda da parte da Diocese e de algumas Paróquias, ainda no decorrer do mês de julho, a pedido do Padre Capelão Eric Besson.

“Por enquanto, não tendo respostas da parte da Diocese, o polo oeste de catequese não avança com data de inscrições, mas serão divulgadas no nosso site logo que tenhamos uma resposta concreta e viável. Assim como os calendários de todas as celebrações em todos as paróquias” disse ao LusoJornal Isabel Santos. “O percurso catequético dos meninos em português e em francês da Pastoral, será mantido nas melhores condições possíveis, mas ignoramos por agora os locais”.

“A Comunidade católica portuguesa na região de Lyon corre o risco de se encontrar sem ‘Pastor’, pois a Diocese, como sempre disse ao longo dos anos, deseja que a Comunidade se ‘integre’ nas Paróquias francesas, alegando a grande falta de padres e de responsáveis para os acompanharem em atividades. Hoje vivemos com um serviço mínimo de uma missa por mês, e pouco mais, sabendo que somos cerca de quarenta e cinco mil Portuguesas a viver na região do grande Lyon” explicou ao LusoJornal Georgina Santos.

 

www.comunidadecatolicaportuguesadelyonrhone.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]