Festa de aniversário marcou os 17 anos da Geminação entre Le Cendre e Murça


A Comunidade portuguesa residente na vila de Le Cendre, na periferia de Clermont-Ferrand, festejou o 17° aniversário da assinatura do Protocolo de geminação com o concelho transmontano de Murça.

José Magalhães, Conselheiro municipal de Le Cendre, é também o Presidente do Comité de geminação, e promoveu, nestes últimos anos, vários eventos culturais, de convívio e de amizade.

“Somos cerca de oito pessoas na Direção do Comité de geminação e temos uns quarenta aderentes que nos ajudam ao longo dos anos nas atividades programadas, e sempre em parceria com a Mairie de Le Cendre. Já temos um histórico muito interessante e positivo com animações de rua, festas com artistas e folclore portugueses entre outras animações. Quase todos os três meses temos eventos” disse José Magalhães ao LusoJornal.

O Comité de geminação enviou uma ajuda financeira aos agricultores de Murça quando os incêndios na região fizeram com que muitos agricultores tivessem grandes prejuízos e ficaram em grandes dificuldades.

Em 2011, o Comité de geminação acolheu uma delegação vinda de Murça que deixou grandes recordações. Foi uma iniciativa muito popular e apreciada pelos professores e pelas camadas escolares de Murça e de Le Cendre, com correspondência entre alunos das escolas, que transmitiram cultura nas suas línguas respetivas.

Desta vez, para marcar este aniversário, foi organizada uma merenda com especialidades portuguesas, que reuniu as duas comunidades. A Conselheira das Comunidades Emilia Macedo Campos também se deslocou a Clermont-Ferrand para este evento, no qual participou ainda João Veloso, o “carismático” Presidente da associação “Os Camponeses Minhotos” de Clermont-Ferrand.

“Nós também vamos participar na eleição da Miss Portugal Regiões de França, em Clermont-Ferrand, ajudando a organização deste evento” disse José Magalhães ao LusoJornal. “Ainda este ano faremos uma grande festa popular, onde vamos propor à população de Le Cendre especialidades culinárias portuguesas nos dias 28 e 29 de julho, num ambiente de arraial minhoto”.