LusoJornal / Jorge Campos

Festa de fim de ano no ILCP de Lyon, com música caboverdiana

No sábado passado, dia 30 de junho, o Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon organizou um jantar de fim de ano para os seus alunos e pais, assim como para os amigos do Instituto, nas instalações daquela escola de português, na rue Bossuet, no sexto bairro de Lyon (69).

O jantar foi assegurado pela empresa «Millésimes et Gourmandises» de Antoine Pinto. Durante o serão, com música de Cabo Verde – animada pelo músico Gerson Fonseca, sobrinho de Tito Paris, e o seu grupo de músicos – foi dada também a possibilidade aos presentes de assistirem à transmissão do jogo de futebol entre Portugal e o Uruguai, a contar para o Mundial de Futebol.

«Fiquei muito contente por ter participado neste jantar com os meus amigos, e algumas pessoas que já não via há uns tempos, e por partilharmos todos juntos este momento histórico. Gostei» disse o empresário Fausto Caria, agora aposentado.

«Podemos dizer que foi um ano de sucessos e com bom aproveitamento dos nossos alunos» resumiu ao LusoJornal a Secretária Geral do Instituto, Margarida Despacha.

Em setembro o ILCP vai organizar duas Jornadas Portas Abertas e as aulas vão começar no fim de setembro para os adultos. Para as crianças, as aulas retomam também no último fim de semana de setembro.

A equipa de docentes enquadrada pela Diretora Pedagógica Rosa Maria Fréjaville, integra os professores José Manuel Marques, Carla Mariana da Costa e Helenilda Rochedix.

No ano letivo 2017/2018 o ILCP organizou vários eventos culturais, conferências e também espetáculos com grande sucesso e participação dos alunos e dos amigos do ILCP, como por exemplo a Noite de Fado, a visita dos escritores José Rodrigues dos Santos e Mário Maximo e do Coronel Vasco Lourenço, para as comemorações do 25 de Abril.

«Vamos já preparar tudo para o próximo ano letivo. Podemos já anunciar que a Noite do Fado, com muitas novidades, terá lugar a 16 de fevereiro, e vamos organizar uma Semana sobre o Património com uma exposição de arquitetura, com a presença de arquitetos de renome vindos de Portugal. Alem disto continuaremos com a organização de conferências» explica Rosa Maria Fréjaville.

Em termos de ensino, a novidade é a criação de «oficinas de gastronomia e culinária, assim como oficinas de expressão em português» confirmou a Diretora Pedagógica ao LusoJornal.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, que também esteve presente, acompanhado pela família, aproveitou para sublinhar «a importância da língua portuguesa e da sua implantação no mundo, sendo uma das línguas mais faladas pela humanidade, que se traduz na riqueza cultural ao nível da literatura e da música. Neste contexto a língua portuguesa é cantada em todos os países de expressão portuguesa, contribuindo para enriquecer o património e diversidade mundial».

Luís Brito Câmara agradeceu ao ILCP «por contribuir para ensinar o português e a cultura de Portugal, tal como o fazem os numerosos professores de português em França nas escolas e Universidades, ajudando a formar cada vez mais pessoas que falam a língua portuguesa e a enriquecer o panorama cultural português em França».

O Cônsul Geral felicitou o ILCP pela iniciativa e relembrou que a riqueza cultural ligada à lusofonia deve-se naturalmente à nossa História e presença em todos os continentes e oceanos, que tem de ser valorizada e divulgada. Depois, deixou uma mensagem nesta época estival: «sejam cuidadosos e vigilantes nas viagens de ida e volta de férias até Portugal ou outros destinos».