Festa de final de ano da Associação de pais da Secção Internacional de Chaville e Saint Cloud

Realizou-se no passado domingo, dia 18 de junho, a Festa de final de ano da Associação de pais e alunos da Secção Internacional Portuguesa de Chaville e Saint Cloud (APESIP92).

O ano letivo que agora finda foi o primeiro ano de grande mudança na Secção, com a abertura da escola primária e do collège no polo de Saint Cloud.

Nos últimos anos, foi tudo feito para manter esta Secção internacional da forma que estava idealizada, Ecole e Collège em Chaville e Liceu em Saint Cloud. Mas, após muita entrega e luta, quer por parte da APESIP, quer por parte da Coordenação do Ensino Português em França, “chegou-se à solução possível”. Com o passar dos anos, o polo de Chaville será integralmente substituído e toda a Secção passará para Saint Cloud.

A Secção Internacional Portuguesa de Chaville / Saint Cloud está atualmente distribuída pelo Collège Jean Moulin no polo de Chaville e pela Ecole des Couteaux, Collège Verhaeren e Lycée Alexandre-Dumas, no polo de Saint Cloud.

Esta Secção tem ainda uma “turma especial” na Ecole Paul Bert, em Chaville, para dar apoio aos alunos da primária que possam integrar a Secção a partir do collège nos próximos anos.

A tradicional festa tem como objetivo reunir todos os intervenientes da Secção Internacional Portuguesa de Chaville / Saint Cloud e “festejar mais um ano de dedicação e amor à língua portuguesa” dizem ao LusoJornal os representantes da associação dos pais. “A força da Secção está na forte implicação por parte de pais, alunos e professores que a cada ano disponibilizam parte dos seus estudos, bem como das sua vidas, para manter viva a chama da língua e cultura portuguesas”.

Na festa do passado domingo foram apresentadas algumas peças de teatro e pela primeira vez Chaville e Saint Cloud fizeram representações em conjunto.

No final da festa foram distribuídos alguns prémios pelos alunos e reconhecido o trabalho dos professores.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]