LusoJornal / Mário Cantarinha

Festa Franco-Portuguesa voltou a levar milhares de Portugueses (e não só) a Pontault-Combault

A 44° Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault levou ao palco do parque da Mairie daquela cidade dos arredores de Paris Anselmo Ralph, Collectif Métisse, Juvêncio Luyiz, Canário, Sandra Helena, Safira, Mickael & Steven, MK Nocivo & Don Falcon, Leandro & Nany. Apesar da ameaça de chuva, cerca de 20.000 pessoas passaram, nos dois dias, pela festa que foi apresentada por João Carlos Costa.

A festa é organizada pela Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Pontault-Combault e pela Mairie da cidade, com o patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades e de algumas empresas portuguesas de França, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos e a Fidelidade.

O convidado de honra deste ano foi o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. José Luís Carneiro esteve durante o fim de semana em Cenon (Bordeaux), em Toulouse e acabou o périplo em Pontault-Combault para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Estava acompanhado pelo Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, pelo Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, pelo Cônsul Geral Adjunto, João Alvim, pelos dois Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Europa, Carlos Gonçalves e Paulo Pisco e pela Diretora do Gabinete de apoio aos investidores da Diáspora, Luísa Pais Lowe, entre muitas outras personalidades.

“O balanço dos 44 anos desta Festa é muito positivo, nunca pensámos chegar a este nível” confessa ao LusoJornal o Presidente da associação. Cipriano Rodrigues quer que a festa continue a crescer, apesar de saber que “já estamos num ponto bastante alto”.

Na sua intervenção, o Maire de Pontault-Combault, Gilles Bord, evocou a amizade entre Pontault-Combault e Portugal e fez a extrapolação para a Europa. “Foi um discurso bastante europeu” disse ao LusoJornal, mas também foi um discurso em que denunciou “o perigo dos extremismos”.

“O discurso do Maire foi muito positivo, com tudo o que se passa no mundo, temos de unir os povos, todos os povos, não apenas portugueses e franceses” completa o Presidente da associação.

Durante o seu discurso, que naturalmente fez em francês, o Maire da cidade introduziu algumas frases em português, alegando que está casado precisamente com uma portuguesa. “Quis traduzir no meu discurso sobretudo os valores que a associação portuguesa tem transmitido. São valores de amizade entre os povos e neste caso, a amizade entre portugueses e franceses pode ser transposta para a construção europeia”. Aliás Gilles Bord evocou a geminação que a cidade tem com Caminha. “Foi a primeira geminação de uma cidade francesa com uma localidade portuguesa” lembrou ao LusoJornal. “Isto mostra o aspeto histórico, mas eu quero que a geminação continue e seja até reforçada, com intercâmbios escolares e desportivos, como vai acontecer proximamente”.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse que “é importante que o membro do Governo responsável pela área das Comunidades esteja junto dos Portugueses onde quer que eles estejam”. José Luís Carneiro trouxe uma mensagem clara: “queremos que os Portugueses sintam que o Governo português está com eles e vive com eles as suas preocupações, em qualquer país em que residam e que Portugal está de braços abertos para quando quiserem regressar”.

Em declarações ao LusoJornal, José Luís Carneiro evocou o Acordo tripartido que a Secretaria de Estado das Comunidades assinou com a associação APCS e com a Mairie de Pontault-Combault. Aliás, esta cidade acolhe o primeiro Gabinete de Apoio ao Emigrante que Portugal abriu no estrangeiro.

“Esta cooperação que se instalou, reforça a nossa responsabilidade e é útil não apenas para a Comunidade portuguesa, mas também para os franceses em geral” disse o Maire de Pontault-Combault. “Esta Festa franco-portuguesa é o ponto alto, mas durante todo o ano a associação organiza uma série de eventos, um trabalho de fundo que só enriquece a cidade”.

“Receber aqui o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o Embaixador de Portugal o Cônsul Geral, é uma forma de eles reconhecerem o nosso trabalho e o trabalho da Mairie de Pontault-Combault” diz Cipriano Rodrigues. “Este ano o Governo português financiou-nos como nunca tinha financiado” confessou.

A ameaça de chuva foi constante durante os dois dias da festa, mas finalmente acabou por não passar de ameaças, pelo menos durante os dois momentos altos da festa. No domingo à tarde, o parque municipal estava repleto de gente, num ambiente de festa, que decorreu sem problemas, como aliás é o caso há 44 anos.

Na festa houve stands de empresas portuguesas e francesas, houve espaços para comer e beber, mas também houve momentos de folclore e simplesmente de festa.

Os organizadores já prometeram que no próximo ano haverá ainda mais festa, para comemorar os 45 desta amizade entre franceses e portugueses, numa das cidades mais portuguesas de França.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]