LusoJornal / Tony Inácio

Festival de folclore da APFH em Villeneuve-lès-Maguelone

A Associação Portuguesa Folclórica do Hérault – Rancho Tradições do Minho, organizou no sábado passado, dia 22 de julho, a 4ª edição do Festival de folclore em Villeneuve-lès-Maguelone (34).

Desde as 6h00 da manhã, os voluntários começaram a juntar-se no jardim do Centre Culturel Beranger de Frédol, para preparar o Festival, instalar as mesas e as cadeiras, os camiões frigoríficos, os assadores e a aparelhagem sonora.

Tudo estava pronto às 9h00 quando começou o Torneio de Pétanque, no terreno anexo do jardim, com vários prémios em jogo.

Enquanto as equipas inscritas disputavam o Torneio, os voluntários já preparavam o almoço e o jantar, não apenas para os participantes no Torneio de Pétanque e no Festival de Folclore, mas também para os muitos forasteiros que fizeram reserva para a refeição. E havia de comer para todos, já que a organização tinha previsto dois porcos de 60 kg e 200 frangos!

O Festival propriamente dito começou por volta das 15h00, perante muito público, com a participação dos grupos: Tradições do Minho de Villeneuve-lès-Maguelone, Juventude Lusitana de Toulon, Juventude do Alto Minho de St Priest / Lyon e Violetas de Toulouse.

O público estava maravilhado pelas representações de cada grupo, pelos trajes que cada um vestia e até pelo ouro que muitas “folcloristas” traziam ao peito.

Mas mesmo depois da passagem dos diferentes grupos de folclore, a festa não tinha acabado. Um “bazar de tabuleiros” foi organizado e vendido em leilão.

Depois do jantar, às 21h00, subiram ao palco os artistas Pedro Cunha e Simão Rodrigues (Canela & Mel), que vieram de Portugal para fechar a festa com chave de ouro.

Já noite dentro, a Presidente da APFH, Fátima Dantas, subiu ao palco para agradecer todas as pessoas que estiveram implicadas no evento e que contribuiram para que o Festival tivesse decorrido da melhor maneira possível.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]