Filme de Filipa César e Marinho de Pina programado no Festival Cinéma du Réel em Paris



O filme “Ressonância em espiral”, de Filipa César e Marinho de Pina, vai ser exibido no Festival Cinéma du Réel, em março, em Paris.

Depois de passar no festival de Berlim, que começa no dia 15 e de uma projeção no museu norte-americano MoMA, o filme foi selecionado para a competição oficial do festival Cinéma do Réel, dedicado ao documentário e que decorrerá em março no Centre Pompidou, em Paris.

“Ressonância em espiral” é uma coprodução entre Portugal, Guiné-Bissau e Alemanha e tem a seguinte sinopse: “A Mediateca Onshore em Malafo, uma aldeia na Guiné-Bissau, é um arquivo e um clube para práticas ‘agropoéticas’. À medida que Amílcar Cabral fala sobre feminismo numa gravação, os realizadores conversam sobre as contradições de retratar a comunidade”.

De acordo com a produtora portuguesa Stenar Projects, a Mediateca Onshore é um projeto comunitário cultural iniciado em 2018 pela cooperativa guineense Geba Filmes e que, depois de um período de itinerância, se instalou em Malafo, no centro da Guiné-Bissau.

É lá que a Mediateca Onshore se desenvolve enquanto “laboratório de intercâmbio de arte, cultura, agroecologia e conhecimento”, virado para a comunidade e com a participação de pessoas de diferentes áreas, incluindo Filipa César, Marinho de Pina ou ainda o realizador guineense Sana na N’Hada.