Filme mudo de Reinaldo Ferreira vai ser projetado em Lyon

O filme mudo “O táxi nº 9297”, que o jornalista e realizador Reinaldo Ferreira fez em 1927, vai ser exibido em outubro no Festival Lumière, em Lyon.

Integrado no programa “Tesouros e curiosidades dos arquivos”, o filme foi restaurado pela Cinemateca Portuguesa e editado em julho em DVD, numa coleção que tem resgatado alguns filmes emblemáticos do cinema mudo português.

“O táxi nº 9297” inspira-se na notícia da morte da atriz portuguesa Maria Alves, em 1926, estrangulada dentro de um táxi pelo empresário e antigo amante, e com a conivência do motorista do táxi 9297.

Reinaldo Ferreira, que assinou muitos dos textos jornalísticos como “Repórter X”, utilizou este pseudónimo para criar uma produtora de cinema pela qual escreveu e realizou quatro filmes, incluindo este que a Cinemateca descreve como “um documento singular sobre a sociedade e a cultura portuguesas nos anos 1920”.

Quase 100 anos depois de ter sido feito, o filme será exibido a 18 de outubro no Instituto Lumière, organizador do Festival Lumière.

A edição em DVD da Cinemateca inclui ainda a curta-metragem cómica “Rita ou Rito?” (1927), também de Reinaldo Ferreira, e o ensaio audiovisual “Os motivos de Reinaldo”, de Ricardo Vieira Lisboa.

Os dois filmes de Reinaldo Ferreira surgem agora musicados pelo pianista Filipe Raposo.

A décima edição do Festival Lumière decorrerá de 13 a 21 de outubro em Lyon, cidade historicamente ligada aos primórdios do cinema, por causa dos pioneiros Louis e Auguste Lumière e de “A saída da fábrica Lumière em Lyon” (1895), considerado o primeiro filme de sempre.