Filmes franceses com sucesso fora da Europa, Portugal tenta impor-se

Dos 671 filmes europeus que em 2017 se estrearam em salas de cinema fora da Europa, 13 foram de produção portuguesa, enquanto 201 foram franceses, revelou o Observatório Europeu do Audiovisual.

Em matéria de admissões em sala, o cinema europeu somou, fora da Europa, quase 97 milhões de espectadores, dos quais 26 559 foram para ver cinema português.

A estatística é liderada por França, com 201 filmes exibidos e 31 milhões de espectadores fora da Europa.

Na distribuição por países, em 2017 o cinema português foi o sexto mais visto no Brasil, onde se estrearam oito produções portuguesas, que obtiveram 7 522 espectadores (num universo de 3,8 milhões de entradas) e cerca de 31,2 mil euros de bilheteira.

No Brasil, no que toca a cinema europeu, França liderou com a exibição de 73 filmes, seguindo-se Reino Unido (18), Alemanha (16), Itália (15) e Espanha (11).

Atualmente, o Instituto do Cinema e Audiovisual português tem um programa de apoio à internacionalização, com cerca de 1,1 milhões de euros a repartir por apoio à promoção e a participação de obras nacionais em festivais, apoio a associações do setor e apoio à distribuição de cinema português no estrangeiro.

Segundo os dados estatísticos do observatório, o cinema português representou 2% do total de filmes europeus exibidos em territórios fora da Europa, como Estados Unidos, Canadá, China, Brasil, Austrália ou México.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]